E-mail

contato@salvemariaimaculada.com.br

Mistérios Dolorosos

Jaculatórias

Jaculatórias para o final de cada dezena:

• Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós!
• Imaculado Coração de Maria, sede a nossa salvação!
• Nossa Senhora do Santíssimo Rosário de Fátima, rogai por nós!
• Virgem Santíssima não permitais que eu viva nem morra em pecado mortal. Em pecado mortal não hei-de viver nem morrer que a Virgem Santíssima me há de valer.
• Coração Sapiencial e Imaculado de Maria, faça-se a Vossa obra!

 

Sinal da Cruz

Pelo sinal † da Santa Cruz, livrai-nos Deus, † Nosso Senhor, dos nossos † inimigos. Em nome do Pai, † do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Oferecimento do Rosário

Uno-me a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Uno-me a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente a vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós, n’Ela e por Ela. Renuncio a todas as distrações que me sobrevierem durante este Rosário, que quero recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último da minha vida. Assim Seja.  

Nós Vos oferecemos, Trindade Santíssima, este Credo para honrar todos os mistérios da nossa Fé; este Pai Nosso e estas três Ave-Marias para honrar a unidade da vossa essência e a trindade das vossas Pessoas. Pedimos-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.


Credo

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espí­rito Santo; nasceu da Virgem Maria,
padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espí­rito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

Pai Nosso

Pai nosso que estais no Céu, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

 

Ave Maria

Louvemos a Maria, Filha bem-amada do Pai Eterno: Ave Maria…
Louvemos a Maria, Mãe admirável de Deus Filho: Ave Maria…
Louvemos a Maria, Esposa fidelíssima do Espírito Santo: Ave Maria…

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém. 

 

Glória

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

 

Jaculatória recomendada por Nossa Senhora em Fátima

(A ser intercalada nas dezenas do Terço)

 Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

 

Horto das oliveiras

PRIMEIRO MISTÉRIO: Contemplamos a Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras

Contemplamos a agonia Mortal de Nosso Senhor, quando suou sangue no Horto das Oliveiras. “Minha alma está triste a ponto de morrer, ficai aqui e vigiai. “Vigiai e orai para não cairdes em tentação, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.”

A oração e vigilância nos livra de cairmos nas armadilhas do demônio. Ele está sempre esperando uma oportunidade para nos fazer cair no pecado. Só com a força da oração constante podemos vencê-lo. Jesus mesmo sabendo tudo o que iria lhe acontecer, suportou toda tristeza e foi obediente ao Pai. Seguir o seu exemplo e em todas as coisas que nos acontecer, seja boa ou má …sempre seja feito a vontade de Deus e não a nossa, pois Ele sabe o que é melhor para cada um de nós.

1) “Foram em seguida para o lugar chamado Getsêmani, e Jesus disse a seus discípulos: “Sentai-vos aqui, enquanto vou orar”.” (Mc 14, 32) Ave-Maria cheia de graça…

2) “Levou consigo Pedro, Tiago e João; e começou a ter pavor e a angustiar-se. Disse-lhes: “A minha alma está numa tristeza mortal; ficai aqui e vigiai”.” (Mc 13, 33-34) Ave-Maria cheia de graça…

3) “Adiantando-se alguns passos, prostrou-se com a face por terra e orava que, se fosse possível, passasse dele àquela hora” (Mc 13, 35) Ave-Maria cheia de graça…

4) ““Aba! (Pai!), suplicava ele. Tudo te é possível; afasta de mim este cálice! Contudo, não se faça o que eu quero, senão o que tu queres.” (Mc 14, 36) Ave-Maria cheia de graça…

5) “Em seguida, foi ter com seus discípulos e achou-os dormindo. Disse a Pedro: “Simão, dormes? Não pudeste vigiar uma hora! Vigiai e orai, para que não entreis em tentação. Pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca”.” (Mc 14, 37-38) Ave-Maria cheia de graça…

6) “Afastou-se outra vez e orou, dizendo as mesmas palavras. 40.Voltando, achou-os de novo dormindo, porque seus olhos estavam pesados; e não sabiam o que lhe responder.” (Mc 14, 39-40) Ave-Maria cheia de graça…

7) “Voltando pela terceira vez, disse-lhes: “Dormi e descansai. Basta! Veio a hora! O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores. 42.Levantai-vos e vamos! Aproxima-se o que me há de entregar” (Mc 14, 41-42) Ave-Maria cheia de graça…

8) Ainda falava, quando chegou Judas Iscariotes, um dos Doze, e com ele um bando armado de espadas e cacetes, enviado pelos sumos sacerdotes, escribas e anciãos.” (Mc 14, 43) Ave-Maria cheia de graça…

9) “Ora, o traidor tinha-lhes dado o seguinte sinal: “Aquele a quem eu beijar é ele. Prendei-o e levai-o com cuidado”. Assim que ele se aproximou de Jesus, disse: “Rabi!” –, e o beijou.” (Mc 14, 44-45) Ave-Maria cheia de graça…

10) “Lançaram-lhe as mãos e o prenderam.” (Mc 14, 46) Ave-Maria cheia de graça…

Flagelação

SEGUNDO MISTÉRIO: Contemplamos a Flagelação de Jesus, amarrado à Coluna

Contemplamos a flagelação de Nosso Senhor. O sofrimento – a humilhação o escárnio -a violência de um inocente.

Toda essa humilhação e dor por cada um de nós, pecadores. O amor que sente por cada ser humano é impossível de se imaginar. E todas as vezes que pecamos e ofendemos um irmão estamos sendo os carrascos que torturaram Jesus.

1) Pilatos mandou então flagelar Jesus (Jo 19,1) Ave-Maria cheia de graça…

2) Os soldados conduziram-no o interior do pátio, isto é, ao pretório. (Mc 15, 16) Ave-Maria cheia de graça…

3) Arrancaram-lhe as vestes e colocaram um manto escarlate (Mt 27, 28) Ave-Maria cheia de graça…

4) Davam-lhe na cabeça com uma vara (Mc 15, 19a) Ave-Maria cheia de graça…

5) E Cuspiam Nele (Mc 15, 19b) Ave-Maria cheia de graça…

6) E davam-lhe bofetadas (Jo 19, 3b) Ave-Maria cheia de graça…

7) E punham-se de joelhos como para homenageá-lo (Mc 15, 19b) Ave-Maria cheia de graça…

8) Era desprezado, era escoria da humanidade (Is 53, 3) Ave-Maria cheia de graça…

9) Mas ele foi castigado por nossos crimes (Is 53, 5a) Ave-Maria cheia de graça…

10) E esmagado por nossas iniquidades (Is 53, 5b) Ave-Maria cheia de graça…

Coroa-ensanguentada

TERCEIRO MISTÉRIO: Contemplamos a Coroação de Espinhos de Jesus

Contemplamos a coroação de espinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Cada ponta de espinho… um pecado – em cada gota de sangue derramado o perdão.

Sua sagrada face coberta de sangue… o sangue que nos lavou e limpou de nossos pecados; na dor provocada pelos espinhos resgatou-nos da morte. O mesmo sangue que hoje derrama em cada Santa Missa Celebrada; poderoso sangue redentor, que nos cura e liberta de toda escravidão do pecado.

1) Depois trançaram uma coroa de espinhos (Mt 27, 29a) Ave-Maria cheia de graça…

2) Meteram-lhe na cabeça e puseram-lhe na mão uma vara (Mt 27, 29b) Ave-Maria cheia de graça…

3) E de joelhos diante dele, diziam com escárnio: “Salve o rei dos judeus!” (Mc, 27, 29c) Ave-Maria cheia de graça…

4) Não tinha graça nem beleza para atrair nossos olhares e seu aspecto não podia seduzir-nos (Is 53, 2b) Ave-Maria cheia de graça…

5) Homem das dores, experimentado nos sofrimentos. (Is 53, 3b) Ave-Maria cheia de graça…

6) Foi maltratado e resignou-se; não abriu a boca (Is 53, 7a) Ave-Maria cheia de graça…

7) Como cordeiro que se conduz ao matadouro e uma ovelha muda nas mãos do tosquiador, ele não abriu a boca. (Is 53, 7b) Ave-Maria cheia de graça…

8) Depois de terem escarnecido dele, tiraram-lhe de novo as vestes e conduziram-no para fora. (Mc 15, 20b) Ave-Maria cheia de graça…

9) Pilatos trouxe Jesus para fora. E disse Pilatos: “Eis o vosso Rei!”  mas eles clamavam: Crucifica-o! crucifica-o! (Jo 19, 13: 19,15) Ave-Maria cheia de graça…

10) Pilatos entregou-o então a eles para que fosse cruficado. (Jo 19,16) Ave-Maria cheia de graça…

Via Crucis

QUARTO MISTÉRIO: Contemplamos Jesus com a Cruz às Costas, a caminho do Calvário

Contemplamos a subida dolorosa de Jesus carregando a Cruz para o Calvário. O peso dos pecados do mundo nos ombros abriram chagas que chegavam até os ossos.

Todo aquele que quiser vir após mim, renegue a si mesmo toma sua cruz e siga-me. As cruzes diárias é caminho de redenção e salvação. Aceitar as cruzes é amar a Jesus e imitá-lo. O servo fiel que segue seu mestre e também dá a vida por outro irmão.

1) “Levaram então consigo Jesus. Ele próprio carregava a sua cruz para fora da cidade, em direção ao lugar chamado Calvário, em hebraico Gólgota.” (Jo 19,17) Ave-Maria cheia de graça…

2) “Enquanto o conduziam, detiveram um certo Simão de Cirene, que voltava do campo, e impuseram-lhe a cruz para que a carregasse atrás de Jesus.” (Lc 23, 26) Ave-Maria cheia de graça…

3) “Seguia-o uma grande multidão de povo e de mulheres, que batiam no peito e o lamentavam.” (Lc 23, 27) Ave-Maria cheia de graça…

4) “Voltando-se para elas, Jesus disse: “Filhas de Jerusalém, não choreis sobre mim, mas chorai sobre vós mesmas e sobre vossos filhos.” (Lc 23, 28) Ave-Maria cheia de graça…

5) “Porque virão dias em que se dirá: Felizes as estéreis, os ventres que não geraram e os peitos que não amamentaram!” (Lc 23, 29) Ave-Maria cheia de graça…

6) Também Cristo padeceu por vós, deixando­-Vos exemplo para que sigais os Seus passos. Carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro para que, mortos aos nossos pecados, vivamos para a justiça (I Pe 2, 21, 24). Ave-Maria cheia de graça…

7) “Em verdade, ele tomou sobre si nossas enfermidades,” (Is 53, 4a) Ave-Maria cheia de graça…

8) “E carregou os nossos sofrimentos: e nós o reputávamos como um castigado, ferido por Deus e humilhado.” (Is 53, 4b) Ave-Maria cheia de graça…

9) Ó vós todos, que passais pelo caminho: olhai e julgai se existe dor igual à dor que me atormenta (Lm 1, 12). Ave-Maria cheia de graça…

10) “Eram conduzidos ao mesmo tempo dois malfeitores para serem mortos com Jesus.” (Lc 23, 32) Ave-Maria cheia de graça…

Crucificação

QUINTO MISTÉRIO: Contemplamos a Crucifixão e Morte de Jesus

Contemplamos a crucificação e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Cruz, escândalo para os judeus, loucura para os gentios, consolo e sinal de fé para os cristãos.

A cruz Sagrada seja a nossa luz… Todo sofrimento na terra não tem comparação ao da cruz do Senhor. Por amor ao ser humano e ao pecador suportou dores incalculáveis, humilhou-se, foi insultado e desprezado, tratado como o pior dos criminosos. O maior dos tesouro de um cristão ..honrar a Santa Cruz!

1) “Chegados que foram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, como também os ladrões, um à direita e outro à esquerda.” (Lc 23, 33) Ave-Maria cheia de graça…

2) “Pilatos redigiu também uma inscrição e a fixou por cima da cruz. Nela estava escrito: “Jesus de Nazaré, rei dos judeus”.” (Jo 19, 19) Ave-Maria cheia de graça…

3) “Depois de o haverem crucificado, dividiram suas vestes entre si, tirando à sorte. Cumpriu-se assim a profecia do profeta: Repartiram entre si minhas vestes e sobre meu manto lançaram à sorte (Sl 21,19).” (MT 27, 35) Ave-Maria cheia de graça…

4) “E Jesus dizia: “Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem”. (Lc 23, 34) Ave-Maria cheia de graça…

5) “A multidão conservava-se lá e observava. Os príncipes dos sacerdotes escarne­ciam de Jesus, dizendo: “Salvou a outros, que se salve a si próprio, se é o Cristo, o escolhido de Deus!”.” (Lc 23, 35) Ave-Maria cheia de graça…

6) “Próximo da hora nona, Jesus exclamou em voz forte: “Eli, Eli, lammá sabactáni?” – o que quer dizer: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Mt 27, 46) Ave-Maria cheia de graça…

7) “Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena.” (Jo 19, 25) Ave-Maria cheia de graça…

8) “Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Eis aí tua mãe”. E dessa hora em diante o discípulo a recebeu como sua mãe.” (Jo 19, 26-27) Ave-Maria cheia de graça…

9) “Em seguida, sabendo Jesus que tudo estava consumado, para se cumprir plenamente a Escritura, disse: “Tenho sede”. Havia ali um vaso cheio de vinagre. Os soldados encheram de vinagre uma esponja e, fixando-a numa vara de hissopo, chegaram-lhe à boca.” (Jo 19, 28-29) Ave-Maria cheia de graça…

10) “Havendo Jesus tomado do vinagre, disse: “Tudo está consumado”. Inclinou a cabeça e entregou o espírito.” (Jo 19, 30) Ave-Maria cheia de graça…

Clique nas imagens abaixo e veja também os mistérios meditado em cada conta do terço.

Artigos recomendados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: