Intenções

As pessoas que sofrem de depressão

Rezemos para que as pessoas que sofrem de depressão ou de stress encontrem nos outros um apoio e uma luz que as abra à vida.

 

Reflexão:

Neste mês, o Santo Padre dirige o nosso olhar e o nosso coração para as pessoas que sofrem de depressão ou de stress. Sabemos que estas doenças afetam muitas pessoas que, para além dos seus efeitos específicos, sentem ainda a solidão e o estigma associado à doença mental.

As grandes exigências da vida de hoje submetem as pessoas a enormes pressões, sejam sociais, laborais e até mesmo nas relações familiares ou de amizade, onde as expetativas que o próprio cria em relação aos outros, ao modo como deseja ser acolhido, acabam por não fazer bem à sua saúde.

O Papa Francisco, atento aos sofrimentos do tempo presente, vê esta ameaça ao bem-estar integral da pessoa, que tem origem nas nossas sociedades, no seu ritmo de vida, nas tecnologias cada vez mais velozes que, inadvertidamente, favorecem a síndrome de esgotamento e stress chamada burnout. As tecnologias de comunicação, redes sociais e emails, concebidas para poupar energia, converteram-se em fatores de stress. A depressão e o esgotamento extremo são enfermidades modernas e exigem acompanhamento e apoio para identificar o que esgota e o que regenera a vida.

Algo que podemos fazer diante destas situações é ajudar a perceber o que está a acontecer e a procurar ajuda, sem preconceito e sem medo. Mas também devemos ter em conta a resposta espiritual, que é diferente de um acompanhamento psicológico, pois não procura curar, mas orientar o coração para uma relação pessoal e gratuita com o Senhor. O caminho espiritual, o silêncio, a escuta da Palavra de Deus ajudarão a entrar numa maior harmonia consigo e com a criação, a ordenar a própria vida, e isto pode ter efeitos muito benéficos na situação da pessoa. Este tipo de ajuda está sempre ao nosso alcance: levar a conhecer a paz e o abraço que Deus sempre dá aos seus filhos.

ORAÇÃO PARA ESSE MÊS:

Deus, nosso Pai, que és a fonte da vida e da paz. Em ti encontramos refúgio e consolação. No teu imenso amor, lembra-te de todos os teus filhos que, sujeitos a tantas pressões, hoje sofrem no seu corpo, mente e espírito os efeitos de tantas exigências. Põe no seu caminho Bons Samaritanos que os ajudem a reencontrar a serenidade, a paz e a ordem nas suas vidas.

Pai-Nosso…  Ave-Maria… Glória ao Pai…

DESAFIOS DO MÊS:

Ordenar a vida, fazendo um exame de consciência sobre os meus horários e ritmos, a que dou prioridade e se estou a cuidar do meu descanso e bem-estar.

Apoiar e ajudar os que sofrem, escutando, fazendo-me próximo, disponível e cheio de ternura, sendo manso e humilde de coração, como Jesus.

Dar sentido ao trabalho, mesmo que difícil e penoso, procurando relativizar as pressões ou mau ambiente que possa experimentar e não trazer constantemente os problemas e as mágoas no coração.

Cultivar o silêncio para o encontro com o Senhor, procurando a sua paz, cuidando o discernimento, para ver onde poderei encontrar aquilo que me renova interiormente.

VIDEO DO PAPA - NOVEMBRO/2021

%d blogueiros gostam disto: