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Autor: Frei Lourenço M. Papin, OP

 

João XXIII, eleito papa em 1958, começou a usar amiúde a expressão “sinal dos tempos”, uma maneira de entendermos os planos e desígnios de Deus, à luz da fé, através dos acontecimentos da vida, da história e da própria natureza.

Trata-se de uma linguagem de inspiração bíblica. Um exemplo marcante: Moisés entendeu que Deus o chamava a libertar Israel da escravidão faraônica, através do clamor de seu povo sofrido e oprimido.

Vejo como um sinal dos tempos, no aqui e agora, o movimento ecológico que se globalizou na defesa da natureza, independente de culturas e confissões religiosas. O Espírito do Senhor sopra onde quer!

A Igreja no Brasil, procurando interpretar esse sinal dos tempos, lançou a Campanha da Fraternidade 2011, tendo como tema: “A Fraternidade e a vida no planeta” e como lema as palavras de Paulo aos Romanos: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8, 22).

Essa Campanha é um brado da Igreja, lembrando que Deus tudo criou para o bem do homem e da mulher, sua obra-prima. É o grande ensinamento do livro do Gênesis narrando a obra da criação.

A natureza toda está, sim, a serviço do homem, mas é seu dever respeitá-la e dela cuidar. A natureza ou o meio ambiente é a casa comum de toda humanidade.

Um dos subsídios para difusão popular da CF é o seu cartaz que você já deve ter visto. Ele é muito chamativo, quase apocalíptico. Ao fundo aparece uma fábrica com sua densa fumaça que polui e degrada o ambiente. Em seguida vê-se um rio com sua água suja e escurecida, lembrando a natureza devastada, influenciando o aparecimento de enchentes e o aumento do nível do mar.

Em contraste a esse quadro desolador, vê-se na parte inferior do cartaz, uma mureta, onde apesar das devastações, ainda existe vida: um pequeno broto e um cipreste (hera), com suas raízes incrustadas, criando um micro ecossistema, insistindo em viver. O que se relaciona com o lema: “A criação geme em dores de parto”.

Não obstante os “sofrimentos e gritos de dor da natureza”, a vida rompe barreiras, mostrando que existe a esperança representada por uma borboleta que, mesmo com sua breve e humilde vida, cumpre seu importante papel no ciclo natural do planeta.

Outro subsídio também popular é o hino próprio dessa Campanha, cantado em todas as comunidades do Brasil. Bonita sua música, rica de conteúdo sua letra.

“A terra é mãe, é criatura viva; / também, respira, se alimenta e sofre, / É de respeito que ela mais precisa! / Sem teu cuidado, ela agoniza e morre.

Olha as florestas, pulmão verde e forte! / Sente esse ar que te entreguei tão puro? Agora, gases disseminam morte; / O aquecimento queima o teu futuro.

Contempla os rios que agonizam tristes. / Não te incomoda poluir assim?! / Vê, tanta espécie não existe. / Por mais cuidado implora esse jardim.

A humanidade anseia nova terra (2Pd 3, 13). / De dores geme toda a criação (Rm 8, 22). Transforma em Páscoa as dores dessa espera, / Quero essa Terra em plena gestação!”

São algumas das estrofes intercaladas com este refrão de forte apelo: “Nossa mãe Terra, Senhor, / Geme de dor noite e dia. / Será de parto essa dor? / Ou simplesmente agonia?! / Vai depender só de nós”!

Há partos de dor que trazem a vida, há partos de agonia que trazem a morte!

Vejo também, como doloroso sinal dos tempos, a catástrofe dos devastadores terremotos e tsunami no Japão.

Antes de tudo seria anticristão afirmar que se trata de castigo de Deus que é Pai de infinita bondade. Todavia, numa perspectiva de fé bíblica, vejo nessa catástrofe da natureza, como uma lição de advertência divina para todos nós a qualquer nacionalidade que pertençamos que humildemente devemos exclamar: Como somos todos pequenos e frágeis, mesmo com as maravilhosas conquistas da tecnologia.

Com imensa dor lamentamos e choramos os milhares de nossos irmãos japoneses mortos ou desaparecidos. Consternados continuamos vendo, sobretudo pela televisão, multidões desoladas, sem teto, padecendo fome, sede e frio, ameaçadas por irradiações nucleares, enfim, um primeiro mundo com imagens de terceiro mundo.

Mitigando tanto sofrimento, constatamos, todavia, o despertar de fraternidade e solidariedade concreta de tanta gente e de numerosas nações cujos governantes estão preocupados em colaborar na solução dos problemas humanos e materiais advindos dessa catástrofe.

Constatamos também a serenidade, tranqüilidade e solidariedade dos japoneses entre si.

Essa fraternidade e solidariedade de dimensão globalizada que crescem cada dia apresentam-se como mais um componente desse sinal dos tempos, forte e alto falante para toda humanidade.

Nossa prece ao Deus Criador pela vida no planeta. Nossa prece ao Cristo, “sol nascente que nos veio visitar” (Lc 1, 78) por esse povo sofrido da terra do sol nascente.

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