E-mail

contato@salvemariaimaculada.com.br

Virgem Maria

Em nossa fé católica, existem diversas orações e devoções à Nossa Senhora, mas existe uma dessas preces que é considerada a mais antiga.

A oração “Sub tuum praesidium”  vossa proteção) foi encontrada num fragmento de papiro, em 1927, no Egito, remonta ao século III, especificamente no ano 250, apenas alguns séculos após a Morte e Ressurreição de Cristo.

Além de ser, possivelmente, a primeira dedicada a Maria, ela traz uma grande importância histórica e teológica. Assim como os Evangelhos, originalmente a oração foi escrita em grego.

Por isso, nela, a Virgem Maria é chamada de “Theotokos”, a Mãe de Deus, antes mesmo da oficialização do dogma da maternidade divina, em 22 de junho de 431, quando o Concílio de Éfeso definiu explicitamente que Maria é Mãe de Deus, ao afirmar a unidade da pessoa de Cristo nas duas naturezas, plenamente Deus e homem.

Porém, é necessário compreender o que a Igreja quer dizer quando fala em Maria como Mãe de Deus. Jesus Cristo, segunda pessoa da santíssima Trindade, existe desde toda a eternidade. Ele procede do Pai por uma geração espiritual, na qual não intervém evidentemente nenhuma criatura humana. Portanto, Maria não é mãe do Filho de Deus quanto à sua origem divina, mas é mãe do “verbo encarnado”, do Filho de Deus feito homem.

São Tomás afirma que pelo fato de ser mãe de Deus:

“A Bem Aventurada Virgem Maria está revestida de uma dignidade quase infinita, a causa do bem infinito que é o mesmo Deus. Portanto, não se pode conceber nada mais elevado que ela, como nada pode haver mais excelso que Deus” (Suma Teológica 1, q.25, a.6 ad 4).

“Sub tuum praesidium”

Oremos pedindo sempre a intercessão de Nossa Senhora

“À vossa proteção recorremos Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita!”

Fonte: Redação A12.com


Descubra mais sobre Blog Salve Maria Imaculada

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Artigos recomendados

Deixe uma resposta