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Tudo sobre aparições de Nossa Senhora

Tudo sobre aparições de Nossa Senhora

Aparições marianas são eventos sobrenaturais nos quais a Virgem Maria (a mãe de Jesus) teria aparecido a uma ou mais pessoas. Elas estão predominantemente associadas à tradição católica romana, embora as aparições também tenham sido reconhecidas pela Igreja Ortodoxa Copta. Um exemplo famoso de aniversário de Mariana é a manifestação de Nossa Senhora de Guadalupe a Juan Diego no que hoje é a Cidade do México em 1531.

Centenas de aparições marianas foram relatadas no século XX, mas apenas um pequeno número na história da igreja foi aprovado por um bispo. Destas, apenas 16 foram consideradas “dignas de crenças” pelo Vaticano, que têm disposições específicas para investigar tais especulações. Notavelmente, a Santa Sé não declarou nenhuma personalidade.

Características e diferenças comuns

Em muitas aparições relatadas, a testemunha ou testemunhas afirmam que Maria lhe ofereceu uma mensagem para a humanidade ou que ela realizou um milagre diante de seus olhos. Em outras, as testemunhas contaram que Maria não falou ou falou nenhuma ação específica. A maioria das aparições apresenta apenas Maria, mas houve algumas em que as testemunhas afirmam ter visto outras figuras com ela, como um santo ou Jesus. Algumas aparições foram relatadas como tendo ocorrido ocorrências únicas, enquanto outras ocorreram inúmeras vezes ao longo de vários dias, semanas ou anos, embora normalmente não no mesmo local.

Testemunhas: Indivíduos que alegaram ter recebido uma reclamação são frequentemente chamados de “visionários”. Eles variam em idade, de crianças pequenas a adultos. As aparições marianas que foram consideradas dignas de fé pelo Vaticano, a intimidade em Knock, Irlanda, em 21 de agosto de 1879, tiveram o maior número de testemunhas: pelo menos 15 pessoas alegaram ter visto Maria ao lado de outras figuras sagradas naquele dia. No entanto, a Igreja Ortodoxa Copta confirmou uma posse em massa no Cairo, durante a qual Maria teria aparecido muitas vezes no telhado de uma igreja no distrito de Zeitoun da cidade entre 1968 e 1971, atraindo multidões de milhares de pessoas.

Alguns visionários foram canonizados como santos, incluindo Hildegard de Bingen, Peter Nolasco, Joana d’Arc, Juan Diego, Teresa de Ávila, Bernadette Soubirous e Padre Pio. Muitas dessas pessoas viveram antes que a igreja estabelecesse regras para investigar visões e suas alegações foram tomadas pela fé, aprovadas por um pároco ou repetidas e endossadas pela tradição popular. A grande maioria das aparições, no entanto, não foi investigada. A primeira suposta reunião de Mariana ocorreu em 40 dC em Saragoça, Espanha, quando o apóstolo Tiago, o Maior, teria tido uma visão de Maria enquanto pregava nas margens do rio Ebro.

Conteúdo das aparições

Significado e mensagens: Na crença católica romana, Maria funciona como uma “mediadora” entre Deus e a humanidade, o que significa que ela intercede em nome de todos os pecadores e ora pelos humanos e sua redenção. As aparições marianas são, portanto, consideradas por alguns católicos como outra manifestação dessa função, especialmente porque vários visionários dizendo ter recebido uma mensagem dela para a humanidade.

Os assuntos dessas mensagens variaram de pedidos para construir um santuário para Maria — como nas visões recebidas por Juan Diego no México e por Bernadette Soubirous em Lourdes, França — as preocupações sobre eventos mundiais e a prevalência do pecado — como nas visões recebidas por três crianças em Fátima, Portugal, em 1917. Nas aparições de Fátima, as mensagens supostamente continham referências à consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria. Alguns católicos acreditam que esta mensagem tenha sido uma profecia sobre a ascensão e queda do comunismo no século XX. Da mesma forma, as aparições recebidas por três adolescentes em Kibeho, Ruanda, iniciadas em 1981, continham uma mensagem que profetizava o genocídio de Ruanda de 1994.

Devoção: Locais de aparições tendem a se tornar locais de peregrinação, e algumas pessoas acreditam que esses locais oferecem poderes de cura. Por exemplo, vários peregrinos a Lourdes alegaram que beberam da fonte natural na gruta onde Maria teria aparecido os curados de doenças ou fez milagres semelhantes em suas vidas. No entanto, práticas devocionais são frequentemente desencorajadas pelo bispo presidente enquanto a diocese local investiga a intimidade. No entanto, a veneração pode continuar mesmo depois de uma diocese considerada não confiável.

Aprovação pelos bispos e reconhecimento pelo Vaticano

História: Revelações e profecias, como as de Santa Brígida da Suécia, foram discutidas em vários concílios da igreja nos séculos XV e XVI, mas muitas das primeiras discussões de visões foram tomadas pela fé. O Concílio de Trento (1545–63) fez com que as aparições deveriam ser investigadas e aprovadas pelo bispo local antes que o culto público pudesse ser permitido. Ao longo dos séculos, a igreja desenvolveu regras de discernimento sobre aparições e tendências semelhantes. O Código de Direito Canônico de 1917 proibiu a disseminação de informações sobre novas aparições sem a aprovação prévia dos eventos por um bispo. Em 1978, o Papa Paulo VI prometeu normas para o discernimento de aparições, mas essas regras não foram publicadas em nenhuma outra língua além do latim até 2012.

Novas normas de discernimento: Em maio de 2024, o Dicastério para a Doutrina da Fé do Vaticano publicou novas normas. Em essência, as novas regras tinham a intenção de agilizar o processo de discernimento e dar ao Vaticano, em vez dos bispos, maior poder de decisão na aprovação das aparições. Embora o bispo diocesano continue responsável por organizar uma investigação, o Vaticano deve ser consultado para aprovação final.

Determinar a validade de uma amizade envolve exame para critérios positivos e negativos. Os critérios positivos incluem a revisão e boa confiança da(s) testemunha(s) e a natureza imprevisível da intimidade (ou seja, não parece ter sido planejado de alguma forma). A propriedade e quaisquer mensagens relacionadas a ela também devem ser de doutrina católica sólida, e o evento deve ser demonstrado como tendo práticas inspiradas benéficas, como oração ou vocações religiosas. Os critérios negativos incluem a presença de erros doutrinários, provas de divisão ou busca por lucro ou fama, e problemas de saúde que podem revelar uma base psicológica ou patológica para as denúncias de uma testemunha.

Conclusões dos Bispos

As novas regras também mudaram a classificação desses eventos para evitar o uso do termo sobrenatural, cuja declaração nas diretrizes diz que “carrega altas expectativas, ansiedades e até pressão”. Em vez de sobrenatural, uma intimidade aprovada será declarada nihil obstat (latim: “nada impedir”), o que concede à diocese permissão para permitir e promover a devoção pública, como a celebrações de missas ou peregrinações. Há seis conclusões que podem ser alcançadas sobre uma amizade:

Nihil obstat: Apresenta muitos critérios positivos e nenhum aspecto de confusão ou risco até agora. Aconselha o bispo local a encorajar e promover a devoção.

Curatur:  é permitido às pessoas irem ao local rezar e depois irem à missa numa paróquia”. Segundo essa nova norma, a conclusão do curatur significa que “relevam-se diversos ou significativos elementos críticos, mas ao mesmo tempo já existe uma ampla difusão do fenômeno e uma presença de frutos espirituais a ele coligados e verificáveis. Desaconselha-se uma proibição a seu respeito, que poderia perturbar o Povo de Deus. Em todo caso, o Bispo Diocesano é solicitado a não encorajar esse fenômeno, a buscar expressões alternativas de devoção e, eventualmente, a reorientar seu perfil espiritual e pastoral”.

Prae oculis habeatur (“Deve ser mantido em mente”): apresenta critérios positivos, mas também aspectos de confusão ou possível risco. Aconselha o bispo local a mostrar discernimento ao encorajar a devoção.

Sub mandato (“Sob comando”): Apresenta critérios positivos, mas também aspectos de uso indevido ou exploração por uma pessoa ou grupo de pessoas, como ganho financeiro. Aconselha o bispo local a intervir para resolver o assunto.

Prohibetur et obstruatur (“É proibido e obstruído”): Apresenta alguns critérios positivos, mas também riscos críticos. Aconselha o bispo local a proibir a devoção e explicar aos votos as razões para essa decisão.

Declaração de não sobrenaturalidade (“Declaração de não sobrenaturalidade”): Significa que uma visão foi discernida como falsa com base em evidências, como a admissão de um visionário de que uma pessoa mentiu.

A declaração de não sobrenaturalidade é a mais séria dessas implicações. Testemunhas confiáveis ​​também podem contribuir para tal declaração se apresentarem evidências de que uma alegação foi baseada em uma fabricação, mitomania (uma propensão anormal para mentir ou exagerar) ou interesses errôneos. Além disso, somente o papai pode declarar se uma amizade é de fato sobrenatural.

Tabelas

A tabela abaixo é uma lista de aparições marianas que foram reconhecidas pelo Vaticano

Aparições reconhecidas pelo Varticano

Ttítulo

Período

Videntes

Local

Data da Festa

Nossa Senhora de Guadalupe

9 a 12 de dezembro de 1531

São Juan Diego (primário), Juan Bernardino

Cidade do México

12 de dezembro

Nossa Senhora de Leżajsk

1578

Thomas Michalek

Leżajsk, Polônia

Nenhum

Nossa Senhora de Siluva

1608–12

Quatro crianças pastoras

Šiluva, Lituânia

8 de setembro

Nossa Senhora de Laus (também conhecida como Nossa Senhora dos Encontros Felizes)

1664–1718

Benoîte Rencurel

Saint-Étienne-le-Laus, França

27 de setembro

Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

18 de julho a 27 de novembro de 1830

Santa Catarina Labouré

Paris França

27 de novembro

Nossa Senhora de Sião

20 de janeiro de 1842

Marie-Alphonse Ratisbonne

Roma

17 de novembro

Nossa Senhora de La Salette

19 de setembro de 1846

Maximin Giraud, Mélanie Calvat

La Salette, França

19 de setembro

Nossa Senhora de Lourdes

11 de fevereiro a 16 de julho de 1858

Santa Bernadette Soubirous

Lourdes , França

11 de fevereiro

Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos

13 de janeiro de 1866

Madalena Kade

Filipov, República Checa

13 de janeiro

Nossa Senhora da Esperança

17 de janeiro de 1871

Eugène Barbedette, Joseph Barbedette, Françoise Richer, Jeanne-Marie Lebossé

Pontmain, França

17 de janeiro

Nossa Senhora de Gietrzwałd

27 de junho a 16 de setembro de 1877

Justyna Szafryńska, Barbara Samulowska

Gietrzwałd, Polônia

8 de setembro

Nossa Senhora de Knock

21 de agosto de 1879

Dominick Byrne, Sr., Dominick Byrne, Jr., Margaret Byrne, Jr., Margaret Byrne, Mary Byrne, Patrick Byrne, Judith Campbell, John Curry, John Durkan, Patrick Hill, Bridget Flatley, Mary McLoughlin, Catherine Murray, Bridget Trench, Patrick Walsh

Knock, Irlanda

21 de agosto

Nossa Senhora de Fátima (também conhecida como Nossa Senhora do Rosário)

13 de maio a 13 de outubro de 1917

Lúcia dos Santos , Santa Jacinta Marto, São Francisco Marto

Fátima , Portugal

13 de maio

Nossa Senhora de Beauraing (também conhecida como Virgem do Coração de Ouro)

29 de novembro de 1932–3 de janeiro de 1933

Fernande Voisin, Andrée Degeimbre, Gilberte Voisin, Albert Voisin, Gilberte Degeimbre

Beauraing, Bélgica

22 de agosto

Nossa Senhora de Banneux (também conhecida como Virgem dos Pobres)

15 de janeiro a 2 de março de 1933

Mariette Beco

Banneux, Bélgica

31 de maio

Nossa Senhora de Kibeho (também conhecida como Mãe da Palavra)

28 de novembro de 1981 a 28 de novembro de 1989

Alphonsine Mumureke, Nathalie Mukamazimpaka, Marie Claire Mukangango

Kibeho, Ruanda

28 de novembro

Muitas outras supostas aparições marianas foram bem conhecidas. A tabela abaixo lista algumas outras aparições marianas notáveis ​​e observe seu status atual.

Outras aparições marianas notáveis.

título

Período

Local

Status

Nossa Senhora do Bom Sucesso

2 de fevereiro de 1594–8 de dezembro de 1634

Quito , Equador

Aprovado pelo Bispo local

Nossa Senhora do Bom Socorro

9 a 17 de outubro de 1859

Campeão, Wisconsin

Aprovado pelo Bispo local

Nossa Senhora das Dores de Chandavila

1945

La Codosera, Espanha

Declarado nada observado

1945 – 1946

Cimbres, Pernambuco – Brasil

Aprovado pelo Bispo Local

Nossa Senhora de Todas as Nações

1945–59

Amsterdã

Declarado não sobrenatural

Nossa Senhora da Luz

1968–71

Cairo

Aprovado pela Igreja Ortodoxa Copta

Nossa Senhora de Garabandal

1961 – 1965

Declaração Curatur

Nossa Senhora de Akita

6 de julho a 13 de outubro de 1973

Akita , Japão

Aprovado pelo bispo local

Nossa Senhora de Medjugorje

1981–presente

Medjugorje, Bósnia e Herzegovina

Declarado nada observado

Nossa Senhora do Rosário

1983–presente

San Nicolás, Argentina

Aprovado pelo bispo local

Sangrando Madonna de Trevignano Romano

2016–presente

Trevignano Romano, Itália

Declarado não sobrenatural, devoção proibida

Fontes:

  • Brittanica.com
  • Vaticano.va
  • ACI Digital
  • G1.com

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