História das aparições de Nossa Senhora Rainha da Paz em Medjugorje
O início
Medjugorje é uma das aldeias do município de Herzegovina ocidental na ex Iugoslávia. O nome Medjugorje é em eslavo e significa “espaço entre duas montanhas “. Esta verdadeira história ocorre em Bijakovici na área de Medjugorje. Na tarde de 24 de junho de 1981, duas garotas, Ivanka Ivankovic, com 15 anos, e Mirjana Dragicevic, com 16 anos, estavam voltando para casa a pé. Olhando para um monte chamado Crnica, Ivanka viu uma silhueta brilhante de uma mulher. Ela disse para Mirjana, “É Gospa!” (Nossa Senhora).
Em 25 de junho, as duas meninas voltaram para o morro com quatro amigos. Seus nomes são, Vicka Ivankovic, 16 anos, Ivan Dragivevic, 16 anos, Maria Pavlovic, 16 anos e Jakov Colo, 10 anos. Uma figura de branco chamou-os para subir a colina. As crianças foram transportadas de algum modo misterioso até uma bela senhora que se chama Rainha da Paz. A Senhora dá mensagens aos videntes para todo o mundo. A Rainha da Paz já deixou milhares de mensagens. Primeiramente, as mensagens eram quase que diárias. Agora, nos últimos anos, ela vem no dia 25 de cada mês.
Os videntes descrevem Nossa Senhora como tão bonita para além das palavras.; radiante com santidade. Suas conversas com as crianças tomaram a forma de ternura maternal e amor, e ela assumiu o papel de mãe e catequista, aconselhando e orientando em suas vidas. Ela os cumprimenta com “Louvado seja Jesus, meus queridos filhos.” No final da aparição ela diz, “Vão em paz, meus queridos filhos.” Ela aparece aos seis videntes como uma imagem tridimensional real e sempre aparece em meio de flashes de luz brilhante. Suas aparições em geral, ocorre aproximadamente às 6:40 todos os dias. Em Medjugorje, milhares de pessoas vem diariamente, nesse momento, participar do evento com orações, cânticos, rosário e missa, que geralmente é concelebrada por mais de trinta sacerdotes. O evento dura aproximadamente três horas. E isso acontece diariamente desde 1981!
Durante as aparições, os videntes não reagiam à luz, eles não ouviam nenhum som terreno, eles não reagiam ao toque. Eles foram submetidos a vários testes científicos, mesmo durante as aparições e os resultados estão bem documentados. Enquanto estavam com Nossa Senhora eles sentiam que estavam for a do tempo e do espaço.
Todos os videntes declaram:
Nós vemos a Virgem Maria como vemos todas as outras pessoas. Nós rezamos, falamos com ela e tocamos-lhe
Ela enfatizou: “A Paz no mundo está num estado de crise. A humanidade deve se reconciliar com Deus e uns com os outros. “
Ela promete que vai deixar um sinal visível no local das aparições de Medjugorje, para toda a humanidade.
A Santíssima Virgem prometeu confiar segredos para nós.
Desta vez, este período de graça, é urgente. Após um sinal visível, aqueles que ainda vivem terão pouco tempo para a conversão. Por esta razão, a Santíssima Virgem nos convida à reconciliação urgente e conversão.
A Mãe de Deus continua a nos convidar para rezar e jejuar: “Vocês esqueceram que com a oração e o jejum vocês podem acabar com uma guerra. Vocês podem suspender as leis naturais.”
“De acordo com o testemunho unido dos videntes, Nossa Senhora, por ocasião de sua aparição deu uma série de mensagens, que seriam transmitidas às pessoas. Apesar de existir muitas mensagens, que podem ser resumidas e cinco temas, porque todas elas, basicamente, podem ser resumidas em cinco temas, porque todas as mensagenslevam a estes cinco sentidos. Temas gerais das Mensagens:
Paz:
“Paz, paz, paz e somente paz”. (25 de junho de 1981)
Maria disse às crianças que ela é a Rainha da Paz e ela convida-nos a ter a paz de quartos modos: a paz em nossos corações através da reconciliação. Isto é conseguido através de seu pedido para a confissão mensal, a paz em nossa família, fazendo de Deus o centro de nossas casas, a paz na comunidade de amor e perdão ao nosso vizinho. Finalmente, a paz no mundo através da conversão e a união com Deus.
Fé:
Fé – acredite em Deus. Pode parecer simplista, mas neste mundo de incredulidade e estilos de vida pagã – a crença em Deus é de grande importância. Em resposta às perguntas das crianças, Nossa Senhora disse que sua oração preferida é “O Credo “, e ela pediu-nos que orássemos muitas vezes.
Conversão:
“Vocês da paróquia, serão convertidos: este é o meu segundo desejo. Fazendo assim, todos aqueles que vierem aqui serão capazes de fazer o mesmo”. (8 de março de 1984) “Digam a todos os meus filhos e minhas filhas, digam a todo o mundo, que tão logo quanto possível, eu desejo a conversão; a única palavra que eu digo ao mundo: Seja convertido.”.
Oração:
“Sem oração não há paz. Portanto queridos filhos, peço-lhes para rezarem pela paz diante da Cruz “. (6 de setembro de 1984) “Hoje eu quero fazer-lhes um pedido: REZEM, REZEM, REZEM, REZEM! Na oração você encontrará a solução para cada situação difícil. Obrigada pelo progresso que você está fazendo com a oração! Cada um de vocês é querido em meu coração, e agradeço a todos aqueles que tem incentivado a oração em famílias “. (28 de março de 1985)
Jejum:
A Virgem Maria pede que nós jejuemos com pão e água na quarta-feira e sexta-feira. Se não pudermos jejuar a pão e água, devemos jejuar de outros prazeres, como a televisão e as coisas que nos distraem da oração. O jejum e a oração em conjunto, são necessários para nos ajudar a converter. Eles nos mostram a nossa dependência com Deus e abre nossos corações à Sua graça. O jejum retira o poder do diabo.
Os segredos
Nossa Senhora começou a transmitir os segredos aos videntes de Medjugorje muito cedo. Ela disse aos videntes que cada um deles receberiam dez segredos. Nossa Senhora transmitiu esses segredos aos videntes progressivamente ao longo destes últimos 18 anos. Três videntes receberam os dez e, em seguida, eles pararam de ter a visão diária de Nossa Senhora. Os outros três tem nove cada um. Os segredos pertencem aos videntes, a Igreja com um sinal para toda a humanidade, para todos e para o mundo inteiro e Medjugorje. O nono e o décimo segredos são muito graves. Eles são um castigo pelos pecados do mundo. A punição é inevitável porque não podemos esperar a conversão de todo o mundo. O castigo pode ser atenuado através da oração e penitência. Ele não pode ser suprimido. Um mal que ameaçava o mundo, de acordo com o sétimo segredo, tinha sido eliminado por meio da oração e do jejum de acordo com Mirjana.
Os Avisos e Sinais Duradouros
Antes do sinal visível ser dado para a humanidade, haverá três avisos para o mundo. Os avisos serão divulgados na terra. Mirjana vai testemunhá-los. Três dias antes de um desses avisos, ela aconselhará um padre sobre sua escolha. O testemunho de Mirjana será a confirmação das aparições e um incentive para a conversão do mundo. Após essas advertências, o sinal visível será dado para toda a humanidade no lugar das aparições de Medjugorje. O sinal será dado como testemunho das aparições e um convite à fé.
Após o primeiro aviso, ou outros virão dentro de um período bastante curto. É assim que a gente vai ter tempo para a conversão. Este é um período de graça e conversão. Após o sinal visível, aqueles que ainda estão vivos terão pouco tempo para a conversão. Por esta razão, a Virgem pede a conversão com urgência e reconciliação. O convite à oração e à penitência é destinado a afastar o mal e a Guerra, e sobretudo salvar almas. Nós estamos próximos aos acontecimentos preditos pela Virgem Santíssima. Converta-se o mais rápido possível. Abra seu coração para Deus. Esta é uma mensagem para toda a humanidade.
A notícia de que Nossa Senhora devia estar aparecendo logo começou a atrair peregrinos a Medjugorje, primeiro da zona rural circundante, e em seguida, apesar do governo comunista daquele dia, da Europa e do mundo inteiro. Esses clérigos e teólogos incluídos, assim como especialistas das ciências físicas e médicas, que testemunhou sem dor ou dano ocular, e ser capaz de olhar para ele, outros que os seus rosários se tornaram dourados. Todos estes contribuíram para a fama da suposta aparição.
Os videntes
Marija Pavlovic Lunetti: nasceu em 1 de abril de 1965. Marija recebe as mensagens mensais para o mundo a partir de Nossa Senhora. Ela já recebeu nove segredos e tem visões diárias. Ela se casou em 1993 e tem quatro filhos. A família reside na Itália.
Ivanka Ivankovic Elez: nasceu em 21 de junho de 1966. Ivanka recebeu os dez segredos. Ela vê Nossa Senhora anualmente no aniversário das aparições. Ela é casada, mora na paróquia de Medjugorje e tem três filhos.
Mirjana Dragicevic Soldo: nasceu em 18 de maio de 1965. Uma universitária da Universidade de Sarajevo, ela é casada, vive nos arredores de Medjugorje, e tem duas filhas. Mirjana recebeu todos os dez segredos e agora vê Nossa Senhora anualmente em seu aniversário e, às vezes em uma necessidade especial.
Ivan Dragicevic: nasceu em 25 de maio de 1965. Casado com uma mulher americana e vive em Boston, Massachusetts; eles passam o verão em Medjugorje. Eles têm três filhos. Ivan tem nove segredos e continua a ver Nossa Senhora diariamente.
Vicka Ivankovic: nasceu em 3 de setembro de 1964. Recentemente casada, 26 de janeiro de 2002, ela e o novo marido vivem na paróquia de Medjugorje. Vicka tem nove segredos e vê Nossa Senhora diariamente. Ela deu à luz uma filha, Marija, em 13 de janeiro de 2003.
Jakov Colo: nasceu em 6 de março de 1971. Jakov, um filho único, tinha apenas 10 anos quando as aparições começaram e logo depois ambos os pais morreram. Ele tem dez segredos e vê Nossa Senhora anualmente no dia de Natal. Ele é casado e vive nas proximidades de Medjugorje; ele e sua esposa tem três filhos.
O que a Igreja tem a dizer?
Os líderes locais da Igreja, algumas vezes, sentem que devem manter Medjugorje sob “segredo” até a aprovação formal da Igreja seja dada. No entanto, Roma estabeleceu para si uma resposta pastoral bem diferente; uma resposta de apoio, em vez de distância. O apoio, naturalmente, é baixo introduzido e provisório, de modo a não cortar o curso que levará a um julgamento final e definitivo. O processo, historicamente, só tem reconhecido as aparições em escala mundial, quando eles chegaram à sua conclusão.
FATIMA foi formalmente reconhecida 13 anos depois e Guadalupe 200 anos mais tarde.
Um tipo informal de reconhecimento é concedido às aparições enquanto elas ainda estão acontecendo. É concedido como um resultado de uma análise cuidadosa e contínua do seu conteúdo e frutos. Este tipo de autorização provisória é importante porque oferece exatamente o tipo de orientação que os líderes da igreja ao redor do mundo precisam de Roma, como a quantidade de influenciar uma aparição devem ser autorizados a exercer enquanto ele ainda está acontecendo. O Vaticano e os bispos iugoslavos concederam a Medjugorje na medida do possível uma Informal aprovação. O Papa escreve: Para o bispo Krueger (Brasil) ” Medjugorje é um grande centro de espiritualidade ” Para o bispo Paul Hnlica (Czechoslovakia) ” Sim, hoje o mundo perdeu o sentido do sobrenatural. Em Medjugorje, muitos tem olhado para ele e se encontram em oração, jejum e confissão.” Para o Cardeal Franizec Tomizec (Polônia): “Se eu não fosse o Papa, gostaria muito de ter sido para ajudar no trabalho com os peregrinos.” Para as questões do bispo Americano: ” Deixe que as pessoas que vão lá, rezem lá. O bispo Flores, respondeu, “Mas eles estão me convidando para ir com eles”. O Papa respondeu: “Vá e ore por mim”. O papa respondeu: ” Vá e ore por mim”.
Para os bispos coreanos em resposta ao agradecimento pelo que fizeram para libertar a Polônia do comunismo: “Não, não a mim, mas pelas obras da Virgem de acordo com suas afirmações em Fátima e Medjugorje.
Em abril de 1985, o Papa encorajou a fundação do oásis de paz. O Oásis da Paz é uma comunidade contemplativa situado na base da Colina da Aparição e viver na Divino Providência.
“A igreja não aprovou oficialmente, mas é apoiada por dezenas de cardeais, bispos e o próprio Papa.”
Últimas notícias
10 de abril de 2008 – Na Europa, a imprensa tem relatado recentemente que a questão de Medjugorje – as famosas aparições na Bósnia-Hercegovina – deslocou-se diretamente para as mãos do Vaticano.
As aparições não são aceitas ou rejeitadas pelas autoridades locais ou regionais da Igreja até que eles sejam dirigidos como e quando fazê-lo por Roma, os funcionários- em um dos maiores desenvolvimentos neste caso das aparições.
“Eu posso confirmar isso,” afirma o Monsenhor Mato Zovkic, vigário geral da arquidiocese de Sarajevo.
17 de março de 2010 – Comissão do Vaticano supostamente formada para investigar as aparições de Medjugorje. O Papa Bento XVI formou uma comissão para investigar se Nossa Senhora realmente apareceu em Medjugorje, uma pequena cidade da Bósnia. A comissão para examinar o caso seria liderada pelo Cardeal Camillo Ruini. O Papa tomou a decisão de avançar com as investigações, 30 anos após a primeira.
Em 2017, Francisco nomeou o arcebispo polonês Dom Henryk Hoser para estudar o cuidado pastoral dado aos residentes da cidade e aos peregrinos visitantes, com o Vaticano enfatizando que seu papel não tinha nada a ver com a determinação da autenticidade das aparições.
Em maio de 2018, Hoser foi enviado como “Visitador Apostólico” por um tempo indeterminado para a paróquia de São Tiago em Medjugorje, na Bósnia-Herzegovina, administrada pelos frades franciscanos.
Em maio de 2020, Papa Francisco decidiu que as peregrinações a Medjugorje eram permitidas, mas o Vaticano disse em um comunicado na época que os estudos sobre a autenticidade das alegadas aparições ainda estavam em andamento e que a decisão do papa não deveria ser interpretada “como uma autenticação dos acontecimentos mencionados, que ainda requerem um exame por parte da Igreja”.
17 de janeiro de 2024 – O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, confirmou nesta data, que a Comissão Internacional de Investigação sobre Medjugorje, realizou nesta mesma data, a última reunião de avaliação sobre as possíveis aparições da Virgem Maria na região.
A comissão é constituída pela Congregação para a Doutrina da Fé e está sob a presidência do Cardeal Camillo Ruini, desde março de 2010.
Como previsto, o êxito do estudo será agora submetido às instâncias competentes do referido dicastério vaticano.
Oração à Nossa Senhora Rainha da Paz
Mãe de Deus e nossa Mãe, Maria, Rainha da Paz! Viestes até aqui para conduzir-nos a Deus. Alcançai-nos Dele a graça de podermos não apenas dizer: “Faça-se em mim segundo a Vossa palavra!”, mas também poder vivê-la como Vós o fizestes. Em vossas mãos colocamos as nossas para que, em meio a todas as dificuldades e misérias, possais conduzir-nos a Jesus. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!
Fontes:
- Vatican News
- Milicia da Imaculada
- Fundação MaryPages
- Comunidade Canção Nova
Links Interessantes:
Relacionado
Descubra mais sobre Blog Salve Maria Imaculada
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.