Santuários Marianos

Santuário de Fátima/Portugal

A devoção a Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, surgiu em 1917 quando três pastorinhos (Lúcia, Francisco e Jacinta) avistaram a Virgem sob uma grande árvore . Um pedido especial, entre tantos: a oração do terço. Desde então a pequena vila tornou-se um local de peregrinação de fiéis do mundo inteiro.

Clique aqui, e visite o site do Santuário

Santuário de Lourdes/França

Na França, a devoção Mariana está no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes. Tudo começou com as aparições da Virgem Maria a uma menina muito simples chamada Bernadette Soubirous, em 1858. A jovem, que não sabia quem era a mulher que aparecia a ela, perguntou e obteve a resposta: era a Imaculada Conceição. Das mãos de Bernadette brotou uma fonte que jorra água até os dias de hoje e é local de muitas curas.

Clique aqui, e visite o site do Santuário.

Santuário de Aparecida do Norte/Brasil

Santuário de Nossa Senhora Aparecida é o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo, atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano. É dedicada à Virgem Aparecida, hoje padroeira do país, cuja imagem de terracota foi encontrada por pescadores no Rio Paraíba, em 1717. Hoje atrai milhares de fiéis ao interior paulista, no Vale do Paraíba, que vão em busca de curas e agradecimentos. 

Clique aqui, e visite o site do Santuário.

Santuário de Guadalupe/México

Nossa Senhora de Guadalupe é muito mais do que a principal devoção mexicana. É também a padroeira da América Latina. Seu santuário foi construído aos pés do monte Tepeyac, o principal da Cidade do México. Suas aparições foram para o índio Juan Diego, além de uma ao seu tio, Juan Bernardino, no início do século XVI. 

Clique aqui, e visite o site do Santuário

Rainha da Paz/Medjugorje

A Rainha da Paz é uma atribuição de Maria mais recente, surgida em 1981 na pequena vila de Medjugorge, na Bósnia-Herzegovina. É um local quer recebe cada vez mais peregrinos, sendo considerada uma das mais famosas aparições do século XX. As crianças às quais a Virgem Maria apareceu ainda estão vivas e podem ser vistas frequentando o santuário. São chamadas de videntes e rezam junto com os fiéis.

Clique aqui, e visite o site oficial de Medjugorje.

Santuário da Casa de Loreto/Italia

O Santuário de Loreto guarda a Casa em alvenaria de Nossa Senhora, transportada, segundo a tradição, de Nazaré a Loreto, em 1294. Segundo a antiga versão, de caráter devocional e popular, a Casa teria sido transportada pelos Anjos; segundo recentes estudos de caráter filológico, arqueológico, arquitetónico e documental, a Casa teria sido levada a Loreto por iniciativa humana, por navio, com a assistência dos Anjos. É a Casa de Nazaré, onde Maria nasceu, foi prometida a José, recebeu o anúncio do Anjo Gabriel e concebeu no próprio ventre o Filho de Deus. Ela faz memória, portanto, do Mistério da Encarnação. O santuário tem sido por séculos, e permanece até hoje, um dos lugares mais importantes de peregrinação no mundo católico. Foi visitada por quase 200 santos e beatos e por numerosos papas. Clique aqui, e visite o site oficial do Santuário

Santuário Nossa Senhora do Pilar/Espanha

O primeiro santuário do mundo é um ótimo local para turismo religioso em santuários. O Santuário de Nossa Senhora do Pilar está localizado em Zaragoza na Espanha, onde ocorreu uma aparição da Virgem em 2 de janeiro, no ano 40. O Apostolo Tiago estava em missão evangelizadora por terras hispânicas quando teve um momento de dúvida, pois os pagãos não acolhiam as suas palavras. Às margens do Rio Ebro, apareceu Maria, que entregou ao Apóstolo um pilar de jaspe para assinalar a presença de Deus. A Igreja que desde do século II abriga a imagem, hoje é a Basílica-Catedral de Nossa Senhora do Pilar, que acolhe peregrinos de todo o mundo. Trata-se do santuário mais importante da Espanha, onde acontecem grandes milagres constantemente. 

Clique aqui, e visite o site oficial do Santuário.

Santuário de Jasna Góra/Polônia

A imagem de Nossa Senhora de Jasna Góra foi pintada em Częstochowa (Polónia), por São Lucas.  A pintura foi feita sobre uma madeira pertencente à carpintaria de São José, que supostamente foi descoberta por Santa Helena, mãe do imperador Constantino.  O ícone foi levado para Kiev, onde permaneceu por vários séculos. Em torno de 1382, teria chegado em Częstochowa, onde atribuiu várias intercessões para proteção contra os inimigos daquela região e de toda a Polónia. O Papa João Paulo II celebrou o Ato de Consagração da Igreja a Nossa Senhora de Jasna Góra em 1979. Atualmente, a Virgem é padroeira da Polónia e o seu santuário é considerado o terceiro lugar que mais recebe peregrinos no mundo. O local é uma ótima opção para turismo religioso em santuários.

Clique aqui, e visite o site oficial do Santuário.

Santuário de Chiquinquirá/Bolívia

No século XVI, o pintor Alonso de Narvaez confeccionou um quadro com a imagem da Virgem do Rosário. Na obra está Nossa Senhora com Jesus no colo, o Apóstolo André e Santo António de Pádua. O quadro permaneceu na capela de D. António por alguns anos. Porém, com o tempo se danificou, devido à umidade. Um século após, Maria Ramos visitou a capela e colocou a imagem em um local de maior destaque. Algum tempo depois, uma indígena chamada Isabel visitou o lugar com o filho e percebeu que a pintura estava com cores originais e os buracos e riscos haviam desaparecido. A imagem hoje está no Santuário Mariano de Nossa Senhora de Chiquinquirá, na Colômbia, onde milhares de peregrinos a visitam.

Clique aqui, e confira mais Santuários Marianos pelo mundo!

E confira a história de outros
Santuários Marianos pelo mundo

%d blogueiros gostam disto: