Autor: Frei Lourenço Maria Papin, OP
Santa Cruz do Rio Pardo – SP
Ao longo dos séculos, as gerações cristãs adornaram e enalteceram Maria com milhares de belíssimos títulos.
Neste mês de maio dedicado a Maria pela piedade popular, venho invocá-la com o sugestivo título de Nossa Senhora dos Caminhos.
Nossa Senhora dos Caminhos que lembram Maria quando aqui na terra percorria estradas de sua pátria, a Palestina de 2.000 anos atrás.
Eis Maria noiva de José, misteriosamente grávida de Deus, a caminho de uma cidadezinha nas montanhas de Judá, visitando prestativa sua prima anciã, Isabel, grávida de João Batista, futuro precursor de seu filho.
Maria e José, no caminho de Nazaré a Belém: predestinado casal da Noite Santa de Natal.
Maria e José, aflitos percorrendo caminhos desconhecidos, caminhos do exílio rumo à terra do Egito.
Maria, José e o Menino., alegres peregrinos com o povo, todos os anos, no caminho de Nazaré a Jerusalém, para a Festa da Páscoa judaica.
Maria e José angustiados, por caminhos diversos à procura do garoto Jesus que se perdera no templo de Jerusalém é encontrado.
Maria silenciosa nos caminhos da Galiléia, da Samaria e da Judéia, seguindo os passos de seu Filho itinerante que anunciava a boa nova do Reino dos Céus.
Maria no caminho do Calvário ao encontro de Jesus carregado a cruz, Maria, mulher corajosa, cheia de graça e de fé, mãe dolorosa aos pés da cruz.
Maria no caminho ao encontro jubiloso de seu Filho ressuscitado, no mais sublime amplexo que mente humana possa imaginar.
Maria no caminho do Monte das Oliveiras em Jerusalém, para a despedida do Filho que para junto do Pai partia.
Maria no breve caminho do Monte das Oliveiras para o Cenáculo, ao lado dos apóstolos, orando com a Igreja que nascia, recebendo a efusão do Espírito Santo que em Pentecostes descia.
Maria nos diferentes caminhos que a levavam às primeiras comunidades que surgiam dentro e fora das fronteiras da Palestina. Maria nos caminhos da evangelização e do serviço dos primeiros seguidores de seu Filho.
Maria Imaculada e ressuscitada, assunta e glorificada, a caminho do Céu, coroada de estrelas, vestida de sol e calçada de lua, ao encontro do Filho, Senhora e Rainha do Céu da terra!
Ó Maria caminheira e peregrina, Maria de Deus e da gente, nós lhe pedimos: venha conosco caminhar, pois somos também um povo caminheiro e peregrino rumo à Casa do Pai. Venha caminhar com as crianças e os jovens do terceiro milênio.
Senhora dos caminhos de Lourdes, de Salette, de Fátima, de Aparecida e de tantos outros lugares, venha percorrer os caminhos de nossos sertões, de nossos campos, de nossas cidades, de nossa pátria e de toda humanidade.
Venha, Senhora, derramar bênçãos copiosas e carinhosas sobre nossas casas e famílias, bênçãos de justiça e paz, bênçãos de amor e solidariedade, bênçãos de saúde, bênçãos espirituais e materiais e bênçãos de bem estar social.
Venha, Senhora e Mãe nossa, mostrar os caminhos que nos conduzem ao seu Filho, que nos levam aos irmãos e irmãs sobretudo pobres, doentes, aflitos, injustiçados e marginalizados. Venha mostrar-nos os caminhos da concórdia e do perdão, do serviço e da doação.
Senhora dos caminhos, venha inspirar-nos e indicar-nos caminhos novos que nos ajudem a construir um mundo diferente, mais bonito, sem violência, sem ódios e sem guerras, sem fome e sem miséria, sem competições mesquinhas e sem exclusões, sem exploração do homem e da mulher: enfim, um mundo mais justo, mas humano, mais materno, mais fraterno e mais cristão.
Descubra mais sobre Blog Salve Maria Imaculada
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.
Amei o sugestivo nome de Nossa Senhora da Caminho, que com certeza invocarei em minhas orações.Nossa Senhora do Caminho ,abençoai-nos e protegei-nos nos caminhos de nossa vida
Amém..