Este mês rezemos para que cada um de nós encontre consolo na relação pessoal com Jesus e aprenda do seu Coração a compaixão pelo mundo. Este mês de junho, a intenção de oração do Papa está centrada na promoção da compaixão pelo mundo através de uma relação pessoal com Jesus, exprimindo o seu desejo de fomentar um amor e uma solidariedade mais profundos, inspirados no Coração de Jesus.
Num mundo marcado pelo sofrimento, pela injustiça e pela divisão (Passo 3 de «O Caminho do Coração»), a compaixão inspirada pelo Coração de Jesus é crucial para curar feridas e construir pontes (Passo 8). O Papa chama-nos a ser instrumentos de consolação e esperança, levando esperança aos que sofrem e trabalhando pela justiça e pela paz. A compaixão é uma resposta aos desafios do mundo.
Que o mês do Coração de Jesus seja dedicado a pedir a graça de crescer em compaixão pelo mundo. O Jubileu do Coração de Jesus, em Paray-le-Monial, cujo tema é «responder com amor ao amor», recorda-nos que, ao experimentar o amor incondicional de Jesus, somos chamados a responder com um amor igualmente generoso para com Deus e para com os nossos próximos.