Intenções do Papa

Intenção do Papa

JANEIRO 2026

Intenção do Mês:

Pela oração com a Palavra de Deus

Rezemos para que a oração com a Palavra de Deus seja alimento nas nossas vidas e fonte de esperança nas nossas comunidades, ajudando-nos a construir uma Igreja mais fraterna e missionária.

 
Jovens rezando com a palavra de Deus nas mãos

Reflexão do tema:

Este mês de janeiro, o Papa Leão pede-nos que rezemos para que a oração com a Palavra de Deus seja alimento nas nossas vidas e fonte de esperança nas nossas comunidades, ajudando-nos a construir uma Igreja mais fraterna e missionária.

Num mundo tão acelerado como aquele em que vivemos, é difícil rezar. Mas todos precisamos da oração. Por vezes, limitamo-nos a agarrar-nos às orações de outros, que viveram uma vida mística profunda, a acompanhar a celebração litúrgica da Igreja e a difundir devoções que nos são muito queridas…

Tudo isto nos ajuda, mas nada nutre melhor a nossa relação pessoal com Jesus Cristo do que o contacto pessoal, de «coração a coração», com o seu Evangelho.

A oração com a Palavra de Deus é fundamental, pois ela capacita-nos melhor para a compreensão da nossa fé, permite-nos construir comunidade e estimula-nos a encontrar a realidade para além de nós próprios, especialmente junto daqueles que mais precisam de nós. Escutar Deus para viver melhor. Que não passe um dia sem recebermos uma Palavra do Senhor. E que essa Palavra inspire uma ação, um gesto, uma decisão.

Porque a Palavra rezada alimenta a alma, acende a esperança e lança-nos na missão (cfr. Passo 1 d’O Caminho do Coração – «No princípio, o amor»).

Como nos dizia o Papa Francisco, «A Palavra de Deus é para todos, chama à conversão e torna-nos anunciadores. (…) isto significa que a proximidade de Deus não é neutral, a sua presença não deixa as coisas como estão, não defende o “não te rales”. Pelo contrário, a sua Palavra mexe connosco, desinquieta-nos, incentiva-nos à mudança, à conversão: põe-nos em crise, porque “é viva, eficaz e mais afiada que uma espada de dois gumes (…) e discerne os sentimentos e intenções do coração” (Hb 4, 12)» (Homilia do Domingo da Palavra de Deus, 2023).

Oração:

Senhor Jesus, Palavra viva do Pai,
em ti encontramos a luz que guia
os nossos passos.

Sabemos que o coração humano
vive inquieto,
faminto de sentido,
e só o teu Evangelho pode dar-lhe
descanso e plenitude.

Ensina-nos a escutar-te todos
os dias nas Escrituras,
a deixar-nos interpelar pela tua voz
e a discernir as nossas decisões
a partir da proximidade do teu Coração.

Que a tua Palavra seja alimento no cansaço,
esperança na escuridão
e força nas nossas comunidades.

Senhor, que nunca falte nos nossos lábios
nem no nosso coração
a Palavra que nos faz filhos e irmãos,
discípulos e missionários do teu Reino.

Faz de nós uma Igreja que reza com a Palavra,
que nela se edifica e a partilha com alegria,
para que em cada pessoa
renasça a esperança de um mundo novo.

Que a nossa fé amadureça
no encontro contigo
através da tua Palavra,
mobilizando-nos, a partir do coração,
para ir ao encontro dos outros,
servir os mais vulneráveis,
perdoar, construir pontes e anunciar a vida.

Amém

Atitudes do mês:

Entrar diariamente em contacto com a Palavra
Lê uma breve passagem do Evangelho todos os dias e repete uma frase ao longo do dia.

Reservar um dia da semana para rezar com o Evangelho
Lê, medita, reza e contempla um texto bíblico.

Deixar que a Palavra te acompanhe, enquanto trabalhas ou estudas
Escolhe uma frase que te inspire durante a semana.

Partilhar a Palavra em família ou na comunidade
Cria um momento para uma frase ou reflexão bíblica durante uma refeição ou encontro.

Transformar a Palavra em gestos concretos
Vive a Palavra que rezaste com uma ação simples: consolar, escutar, servir.

Vídeo - JANEIRO/2026

Na última intenção de oração do ano de 2025, o Papa nos pede que rezemos “para que os cristãos que vivem em contextos de guerra ou de conflito, especialmente no Oriente Médio, possam ser sementes de paz, reconciliação e esperança”. Às vésperas de sua primeira viagem apostólica, à Turquia e ao Líbano, o Santo Padre nos convida a não “cair na indiferença” e a ser “construtores de unidade”, rezando com ele ao “Deus da paz” por estas comunidades para que não se sintam abandonadas. As imagens deste vídeo, realizado pela Rede Mundial de Oração do Papa, nos mostram exemplos de uma fé inquebrantável, inclusive em meio dos escombros. Vemos as celebrações em povoados iraquianos que voltaram à vida, a força da comunidade paroquial de Gaza e o trabalho indispensável de Cáritas no Líbano entre os pobres e refugiados. —- Rezemos para que os cristãos que vivem em contextos de guerra ou de conflito, especialmente no Oriente Médio, possam ser sementes de paz, reconciliação e esperança.