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A Anunciação do Senhor

Pelo anjo São Gabriel foi anunciada a Encarnação do Verbo à Virgem Maria. Esse importante momento da História da Redenção é apresentado pelas belas e profundas palavras da piedade medieval, eternizadas na Legenda Áurea (ou Legenda Dourada).

Essa importante obra, composta na Idade Média pelo bem-aventurado Tiago de Varazze (arcebispo de Gênova, oriundo da ordem dominicana, 1226-1298), expressa muito bem a inteligência privilegiada e os dotes literários e devocionais do autor; foi ela responsável pela alimentação espiritual de numerosas almas no decorrer de vários séculos.

A Anunciação

A Anunciação do Senhor é assim chamada porque no dia agora comemorado um anjo anunciou a vinda do Filho de Deus na carne. Por três razões convinha que a encarnação do Filho de Deus fosse precedida por um anúncio, que foi feito pelo anjo.

1) Para que a ordem da reparação correspondesse à ordem da prevaricação. Assim como o diabo tentou a mulher para levá-la à dúvida, da dúvida ao consentimento, e do consentimento à queda, o anjo anunciou à Virgem para estimular sua fé e levá-la da fé ao consentimento e do consentimento à concepção do Filho de Deus.

2) Por causa do ministério do anjo, porque sendo o anjo ministro e escravo do Altíssimo, e tendo a bem-aventurada Virgem sido escolhida para mãe de Deus, era sumamente conveniente que o ministro servisse à senhora e era justo que a Anunciação fosse feita à bem-aventurada Virgem pelo ministério de um anjo.

3) Para reparar a queda do anjo. Se a Encarnação não teve como único objetivo reparar a queda do homem, mas também reparar a ruína do anjo, os anjos não deveriam ser dela excluídos. Como a mulher não está excluída do conhecimento do mistério da Encarnação e da Ressurreição, o mesmo deveria ser do conhecimento do mensageiro angélico. Por isso Deus anunciou ambos os mistérios à mulher por intermédio de um anjo: a Encarnação à Virgem Maria, e a Ressurreição a Maria Madalena.

A bem-aventurada Virgem ficou dos três aos quatorze anos de idade no Templo, junto com outras virgens, e fez voto de castidade até que Deus dispusesse de outro modo. Conforme está detalhadamente relatado na história da natividade da bem-aventurada Maria, José tomou-a como esposa após ter recebido uma revelação divina e após seu ramo ter florescido. A fim de tomar providências para seu casamento, José foi a Belém, onde nascera, enquanto Maria retornava para a casa de seus pais, em Nazaré, nome que significa “flor”. Comenta São Bernardo: “a flor quis nascer de uma flor, em uma flor, e na estação das flores”.

Foi lá, portanto, que o anjo apareceu a ela e a saudou dizendo: “Salve, cheia de graça, o Senhor está contigo, bendita entre as mulheres”. São Bernardo explica: “o exemplo de São Gabriel e o movimento de São João [Batista] convidam-nos a saudar Maria, para nosso benefício”.

Mas convém agora buscar os motivos pelos quais o Senhor desejou que sua mãe se casasse. São Bernardo dá três razões: “foi preciso que Maria se casasse com José porque assim o mistério ficava oculto aos demônios, porque o esposo comprovava a virgindade dela,e porque o pudor e a reputação da Virgem ficavam resguardados”. A isso podemos acrescentar outras razões:

1. Para fazer com que fosse apagada a desonra nas mulheres de qualquer condição, solteiras, casadas e viúvas, tríplice condição pela qual a própria Virgem passou.

2. Para que pudesse receber serviços de seu esposo.

3. Para ser uma prova da importância do casamento.

4. Para estabelecer para o filho a genealogia do marido.

Por isso o anjo disse: “Salve, cheia de graça”. São Bernardo, explicando tais palavras, diz que “a graça da divindade está em seu seio, a graça da caridade em seu coração, a graça da afabilidade em sua boca, a graça da misericórdia e da generosidade em suas mãos”. E acrescenta que “Ela é verdadeiramente cheia de graça, pois de sua plenitude todos os cativos recebem redenção; os doentes, cura; os tristes, consolação; os pecadores, perdão; os justos, graça; os anjos, alegria; enfim, toda a Trindade, glória; o Filho do homem, a natureza humana”. “O Senhor está contigo” – explica São Bernardo – significa que “contigo está o Senhor enquanto Pai, que gerou Aquele que concebeste, enquanto Espírito Santo, do qual concebeu, enquanto Filho, que se revestiu de tua carne”. Bendita entre as mulheres significa que: “acima de todas as mulheres, porque sereis mãe e virgem, e mãe de Deus”.

As mulheres estavam sujeitas a uma tríplice maldição: a da desonra, a da maldição, e a do suplício. A da desonra atingia as que não concebiam, e assim Raquel dizia: “O Senhor me tirou do opróbrio em que estive”; a do pecado recaía nas que concebiam, daí o salmo dizer que “fui concebido em iniqüidade”; a do suplício afligia as parturientes, conforme está no Gênesis: “terás filhos com dor”. Somente a Virgem Maria é bendita entre todas as mulheres, pois sua virgindade está unida à fecundidade, sua fecundidade à santidade na concepção e sua santidade à alegria no parto. Ela é cheia de graça, pelo que diz São Bernardo, por quatro razões que fulguravam em seu espírito a devoção da humildade, o respeito ao pudor, a grandeza da fé e o martírio do seu coração.

O anjo acrescentou: “o Senhor está contigo” por quatro razões, que do Céu resplandeceram em sua pessoa, ainda conforme São Bernardo: a santificação de Maria, a saudação angélica, a vinda do Espírito Santo, a Encarnação do Filho de Deus. Disse também: “Bendita entre as mulheres” por quatro outros privilégios que, segundo São Bernardo, resplandeceram em sua carne: rainha das virgens (virgindade absoluta), fecundidade sem corrupção, gravidez sem incômodos, e parto sem dor.

“Ao ouvir tais palavras do anjo, ficou perturbada e refletiu sobre o significado daquela saudação”. Ao ouvir o elogio, a Virgem ponderou sobre ele; afetada na sua modéstia, ficou calada; tocada no seu pudor, pensou com prudência o que significava aquela saudação. Ela ficou perturbada pelas palavras do anjo, não pela sua aparição, porque a bem-aventurada Virgem vira anjos com freqüência, porém nunca os tinha ouvido falar daquele jeito. Pedro de Ravena comentou: “a anjo era de aparência doce mas de palavras impressionantes, daí ela o ter visto com júbilo e ouvido com apreensão”. Segundo São Bernardo, “a perturbação que ela sentiu foi resultado de seu pudor virginal, e se ela não ficou mais perturbada isso deveu-se à força de alma, que a levou a calar e refletir, dando prova de prudência e discrição”.

E então o anjo tranqüilizou-a, dizendo: “não temas, Maria, tu encontraste a graça junto ao Senhor”. São Bernardo comenta: “encontrou graça de Deus, a paz dos homens, a destruição da morte, a reparação da vida”. “Eis que tu conceberás e darás à luz um menino a quem chamarás Jesus isto é, Salvador, pois Ele salvará o povo de seus pecados. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo”. Diz São Bernardo que “isso significa que aquele que é grande como Deus será também grande homem grande doutor, grande profeta”. Então Maria perguntou ao anjo: “Como será isso possível, se não conheço homem?”, isto é, se não me proponho a conhecer? Ela foi virgem de espírito, de carne e de intenção.

No entanto Maria interroga; ora, quem interroga tem dúvida. Por que então ela não foi, como Zacarias, castigada pela mudez? A esse respeito Pedro de Ravena dá quatro razões:

Quem conhece os pecadores considera não apenas as palavras, mas o fundo de seus corações, julga não o que disseram, mas o que sentiam. A causa que os levou a interrogar foi diferente, e o que esperavam não eram a mesma coisa. Maria acreditou no que ia contra natureza, Zacarias duvidou pela natureza. Ela quis saber como as coisas aconteceriam, ele negou serem possíveis as coisas que Deus queria fazer. Ele, apesar de existirem exemplos anteriores, não teve fé; ela, sem tais exemplos, a teve. Ela ficou admirada de uma virgem dar à luz, ele contestou a concepção. Portanto ela não duvida do fato, mas apenas indaga sobre seu modo e suas circunstâncias, porque como há três modos de concepção – o natural, o espiritual e o maravilhoso – ela se pergunta sob qual deles conceberia.

E o anjo respondeu: “o Espírito Santo virá sobre ti, e Ele mesmo te fará conceber”.

Diz-se que Cristo foi concebido do Espírito Santo por quatro razões:

1. Mostrar que é pela inefável caridade divina que o Verbo de Deus se fez carne, conforme diz João: “Deus amou tanto o mundo que lhe deu seu Filho único”. Esta explicação nos é dada pelo Mestre das Sentenças.

2. Mostrar que foi uma graça concedida sem que para isso houvesse algum merecimento por parte dos homens. Essa razão é dada por Santo Agostinho.

3. Mostrar que foi por poder e obra do Espírito Santo que Ele foi concebido. Essa explicação é da autoria de Ambrósio.

4. Hugo de São Victor diz que o motivo da concepção natural é o amor do marido pela esposa, e da esposa pelo marido: “ocorreu o mesmo com a Virgem, pois o amor que ela tinha ao Espírito Santo ardia singularmente em seu coração, enquanto o amor do Espírito Santo a ela operava maravilhas em seu corpo”.

“E a virtude do Altíssimo te cobrirá com sua sombra”. Segundo a Glosa, isso quer dizer que a sombra é naturalmente formada por um corpo colocado no caminho da luz, e como a Virgem, por sua natureza humana, não podia receber a plenitude da divindade, “a virtude do Altíssimo te cobrirá com sua sombra” significa que nela a luz incorpórea da divindade assumiu a humanidade do corpo a fim de que Deus pudesse sofrer. São Bernardo parece aceitar esta explicação quando diz: “Como Deus é espírito e como na verdade somos o corpo de sua sombra, Ele veio entre nós para que por meio da carne vivificada víssemos o Verbo na carne, o sol na nuvem, a luz na lâmpada, a vela no castiçal”. São Bernardo, ainda comentando a mesma passagem, afirma:

É como se o anjo dissesse que o modo pelo qual tu conceberás Cristo do Espírito Santo será ocultado pela sombra do poder de Deus em seu asilo mais secreto, para que seja conhecido apenas por Ele e por ti. É como se o anjo dissesse: “Por que me perguntas o que saberás por experiência própria? Tu saberás, saberás, felizmente saberás, mas por intermédio daquele que ao mesmo tempo será teu professor e teu autor. Fui enviado para anunciar a concepção virginal, não para criá-la”. Aquela frase pode ainda indicar que ele a cobrirá com sua sombra, isto é, extinguirá o ardor do vício.

“Eis que tua prima Isabel concebeu um filho na velhice”. O anjo disse isso para contar que ocorrera uma grande novidade na vizinhança. Segundo São Bernardo, a concepção de Isabel foi anunciada a Maria por quatro motivos. O primeiro, aumentar sua alegria; o segundo, aperfeiçoar seu conhecimento; o terceiro; melhorar sua doutrina; o quarto, possibilitar sua misericórdia.

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“Eis aqui a escrava do Senhor, que se faça comigo
segundo a tua palavra”

Sobre tudo isso, São Jerônimo disse:

A gravidez da prima estéril foi anunciada a Maria para que um milagre somado a outro milagre juntasse alegria a uma outra alegria. Ou então, porque era conveniente que a Virgem soubesse pela boca de um anjo, e não pela de um homem, a novidade que devia estar sendo divulgada por toda parte, a fim de que a mãe de Deus não ficasse afastada das coisas de seu filho, não permanecesse na ignorância de acontecimentos tão próximos. Ou ainda, porque sabendo da vinda tanto do Salvador quanto do Precursor, sabendo do momento e do encadeamento dos fatos, poderia posteriormente revelar a verdade a escritores e pregadores do evangelho. Ou, por fim, para que conhecendo a gravidez de sua prima já idosa, a jovem a pudesse ajudar, e permitir ao pequeno profeta João prestar homenagem ao Senhor, ocorrendo, diante de um milagre, um milagre ainda mais admirável.

Mais adiante São Bernardo acrescentou: “Ó Virgem, respondei logo. Ó minha senhora, dizei uma palavra e recebei a Palavra, proferi uma palavra e recebei a palavra divina, dizei uma palavra transitória e recebei a eterna. Levantai-vos, correi, abri. Levantai-vos para demonstrar vossa fé, correi para mostrar vossa devoção, abri para exibir uma marca de vosso consentimento”.

Então Maria, estendendo as mãos e erguendo os olhos para o Céu, disse: “Eis aqui a escrava do Senhor, que se faça comigo segundo tua palavra”. São Bernardo explica: “Conta-se que uns receberam o Verbo de Deus no ouvido, outros na boca, outros na mão. Quanto a Maria, recebeu-a no ouvido pela saudação angélica, no coração pela fé, na boca pela confissão, na mão pelo tato, no ventre pela Encarnação, no seio pelo sustento, nos braços pela oferenda”. “Que se faça comigo segundo tua palavra”. São Bernardo continua: “Que ele seja feito em mim não como palavra vazia e declamatória, nem como alegoria, nem como sonho imaginário, mas como inspiração silenciosa, personalidade encarnada que habita corporalmente em minhas entranhas”. Imediatamente o Filho de Deus foi concebido no seu ventre como Deus perfeito, homem perfeito e, desde o primeiro dia de sua concepção, tinha a mesma sabedoria e o mesmo poder de quando alcançou a idade de trinta anos.

“Então Maria partiu, foi para a casa de Isabel nas montanhas, e ao ouvir sua saudação João [Batista] estremeceu no ventre da mãe”. Diz a Glosa que como ele não podia fazê-lo com a língua, demonstrou por movimento sua alegria e começou assim sua função de Precursor. Ela ajudou sua prima durante três meses, até o nascimento de São João [Batista], que ela ergueu com suas mãos, como se lê no Livro dos Justos. Ao longo tempos Deus sempre realiza nesse dia grande número de maravilhas, contadas por um poeta nos belos versos:

Salve, dia festivo, remédio de nossos males,
No qual o anjo foi enviado, Cristo crucificado,
Adão criado e caído no pecado,
Abel ofertou dízimo generoso, e foi morto pelo irmão invejoso,
Melquisedeque ofereceu sacrifício, Isaac subiu ao altar,
O bem-aventurado Batista foi decapitado,
Pedro chorou, e Tiago sob Herodes pereceu.
Muitos santos ressuscitaram com Cristo,
O bom ladrão foi por Cristo perdoado. Amém.

O lírio com as palavras “Ave Maria”

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A visita de Nossa Senhora a Santa Isabel

Um nobre e rico soldado, tendo renunciado à vida no mundo secular ingressou na Ordem Cisterciense, mas como não era letrado os monges não ousaram colocar tão nobre personagem entre os irmãos leigos, e então deram-lhe um mestre, esperando que aprendesse algo para poder assim continuar entre eles. No entanto, o mestre não foi capaz de lhe ensinar nada além de duas palavras, Ave Maria, as quais ele memorizou com tal amor que as repetia a todo instante, onde quer que estivesse, seja o que for que estivesse fazendo. Depois de morrer foi sepultado, e em seu túmulo nasceu um magnífico lírio, em cujas folhas estavam escritas em letras douradas as palavras Ave Maria. Todos correram a contemplar tão grande espetáculo, e tirando a terra do túmulo viram que a raiz do lírio partia da boca do morto. Entenderam então que com tal prodígio Deus quis honrar quem tinha tanta devoção ao pronunciar aquelas duas palavras.

Efeito protetor da saudação a Maria

Um cavaleiro, cujo castelo ficava junto a uma estrada, espoliava sem piedade os transeuntes, mas cotidianamente saudava a Virgem Mãe de Deus, e nunca se passava um dia sem que ele realizasse a saudação. Certo dia um santo religioso passou por ali e o cavaleiro mandou que o espoliassem, mas o santo homem rogou aos assaltantes que o conduzissem até seu senhor porque tinha certos segredos a lhe comunicar. Levado diante do guerreiro, pediu-lhe que reunisse todas as pessoas da sua família e de seu castelo para lhes pregar a palavra de Deus.

Quando todos estavam reunidos, o religioso disse: “Não estão todos aqui: ainda falta alguém”. Como lhe assegurassem de que todos já estavam ali, ele insistiu: “Olhem bem, e verão que falta alguém”. Então um deles percebeu que o camareiro não viera. O religioso disse: “Sim, é ele quem está faltando”. Logo mandaram buscá-lo, mas ao ver o homem de Deus ele virava os olhos de forma horrível, agitava a cabeça como louco e não ousava aproximar-se. O santo homem falou: “Eu te conjuro, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, a nos dizer quem és e a revelar diante de todos o motivo de ter vindo aqui”. E o camareiro respondeu:

Ai de mim! É por ter sido conjurado e forçado que revelo que não sou um homem, mas um demônio que tomou o aspecto humano, permanecendo assim catorze anos sob este senhor. Nosso príncipe mandou­me aqui para observar com atenção o dia em que ele não viesse a recitar a saudação à sua Maria, a fim de então me apoderar dele e estrangulá-lo sem demora, pois morrendo sob o efeito de suas ações más ele seria nosso. Mas como todos os dias ele dizia a saudação, não pude exercer poder sobre ele. Dia após dia eu o vigio com cuidado, e ele não passou sequer um dia sem saudá-la.

Ouvindo isso, o cavaleiro foi tomado de grande pavor, jogou-se aos pés do homem de Deus, pediu perdão, e a partir desse dia mudou seu modo de viver. O santo homem disse ao demônio: “Eu te ordeno, demônio, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, sai daqui e nunca mais vá a um lugar onde alguém invoque a gloriosa mãe de Deus”. Imediatamente o demônio desapareceu, e com respeito e gratidão o cavaleiro deixou o santo homem partir.

Para a apresentação do texto acima utilizou-se como fontes a versão portuguesa Legenda Dourada (Jacopo de Varazze, tradução de Hilário Franco Junior, Companhia das Letras, 2003) e a versão francesa La Legende Dorée (Jacques de Voragine, nouvellement traduite em français, Abbé J.B.M.Roze, Edouard Rouveyre Editeur, 1902), disponível em http://www.abbaye-saint-benoit.ch/voragine/index.htm

Fonte: Arautos do Evangelho

Mensagens Medjugorje

Medjugorje – Mensagem Anual a Mirjana – 18/03/2012

“Queridos filhos! Venho entre voces porque desejo ser a sua Mãe – A sua intercessora. Desejo ser o elo de ligação entre vocês e o Pai Celestial – a Medianeira. Desejo conduzi-los pela mão e caminhar com vocês no combate contra o espírito impuro. Meus filhos, consagrem-se completamente a mim. Vou tomar as suas vidas em minhas mãos maternais e vou ensinar-lhes a paz e o amor, e então, eu as darei para o meu Filho. Eu estou lhes pedindo para rezar e jejuar porque somente assim vocês saberão como testemunhar o meu Filho da maneira certa através do meu coração maternal. Rezem pelos seus pastores para que, unidos em meu Filho, eles possam sempre alegremente proclamar a Palavra de Deus. Obrigada.”

Artigos Devoções

Devoção ao Santo Rosário Mariano

“Rezem o Santo Rosário todos os dias e saibam que todas as vezes que se propõem a rezá-lo, Eu fico ao vosso lado rezando com vocês”. Vejam o poder que tem o Rosário, vejam quantas bênçãos recebem aqueles que me amam de verdade. Propaguem a devoção ao Santo Rosário. Insistam com as pessoas para rezá-lo todos os dias, pois esta é a grande arma concedida pelo Senhor para acorrentar o inimigo. Saibam tirar proveito de tudo que tenho ensinado. Não venho até vós para falar-vos de coisas vãs e sem sentido. Venho para transmitir-vos as mensagens do Senhor. Venho para ensinar-vos que devem entregar-se a Jesus e mostrar-vos os meios mais fáceis de se alcançar este objetivo.”

Conheça as promessas de Nossa Senhora aos que rezarem o Rosário:

1. “Quem me servir constantemente rezando o Rosário , receberá uma graça especial”

2. “Aos que rezarem devotamente o Rosário prometo minha especialíssima proteção e graça”

3. “Será arma poderosíssima contra o inferno , destruirá os vícios , os pecados e abaterá as heresias”

4. “O Rosário fará florescer as virtudes e as obras boas , atrairá as almas copiosas bênçãos de Deus , e substituirá o amor pelas coisas terrenas e mundanas pelo amor de Deus.”

5. “A alma que por meio do Rosário recorrer a mim não perecerá.”

6. “Todo aquele que rezar devotamente o Rosário contemplando os mistérios , não será oprimido pelas desgraças , não será castigado pelas justiças de Deus e não morrerá de morte repentina , mas se converterá se for pecador , se conservará na graça se for justo e se fará digno da vida eterna.”

7. “Os verdadeiros devotos do meus Rosário não morrerão sem antes receber os sacramentos.”

8. “Os que rezarem meu Rosário terão em vida na morte e na luz e a plenitude da graça , serão admitidos à participação dos méritos dos santos.”

9. “Os devotos do meu Rosário que forem para o purgatório , Eu os libertarei no mesmo dia.”

10. “Eles terão grande Glória no céu.”

11. “Tudo o que for pedido pelo Rosário será concedido.”

12. “Os que propagarem o meu Rosário , serão por mim socorrido em todas as necessidades.”

13. “Eu alcançarei de Meu Filho que todos os devotos do Rosário tenham por irmãos toda a corte celeste em vida e na morte.”

14. “Todos os que recitam o meu Rosário são meus filhos e irmãos de Jesus Cristo , meu Unigênito.”

15. “A devoção de meu Rosário , é uma grande sinal de salvação.”

Fonte: Tarde com Maria

Aparições de Nossa Senhora Invocações Marianas Santuários Marianos

Nossa Senhora da Caridade do Cobre

A visita do Papa a Cuba, em sua primeira viagem à América Latina de língua espanhola, coincide com o 400º aniversário da imagem de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, padroeira de Cuba, cuja devoção atrai ao Santuário Mariano cerca de onze mil peregrinos por semana.

Bento XVI visitará a imagem como “Peregrino da Caridade”, rezará diante dela na manhã de 27 de março e lhe entregará a Rosa de Ouro, um gesto filial que os pontífices mantiveram para com algumas imagens de Maria em diversos países.

Dentro das celebrações do Ano Jubilar Mariano que mobilizou todo o país, a vigésima primeira edição da Feira Internacional do Livro, de 9 a 19 de fevereiro em Havana, serviu de marco para a apresentação do livro “Nossa Senhora da Caridade do Cobre. Símbolo de cubanía”, da historiadora Olga Portuondo Zúñiga.

De acordo com a agência Zenit, nos oito capítulos desta segunda edição ampliada, a autora reflete os resultados de uma profunda pesquisa sobre as origens e a evolução da veneração a Maria ao largo da história cubana.

O volume, publicado pela Editora Oriente, foi prologado por Dom Carlos Manuel de Céspedes, que, além de elogiar a beleza estética e a qualidade de impressão do livro, avalia positivamente o conteúdo e a seriedade do trabalho da autora. “Não é uma obra pronta, pois tenho certeza de que no ano que vem estaremos apresentando um novo livro com mais descobertas sobre esse tema e outros relacionados”.

O prelado fez referência também à recém-finalizada peregrinação da imagem de Maria por toda Cuba e à próxima visita do Santo Padre à ilha.

HISTÓRIA

Em Cuba, certa manhã de 1607 ou 1608, dois irmãos indígenas, João e Rodrigo de Joyos, e o crioulo João Moreno, de mais ou menos uns 10 anos, foram enviados pelo administrador das estâncias de Varajagua às costas de Nipe, para de lá trazerem certa quantidade de sal. Chegando lá encontraram um mar agitadíssimo por causa de um forte vento que soprava e da chuva que caía. Perceberam então que era impossível executar a tarefa a qual foram encarregados. Refugiaram-se em uma choça e lá permaneceram durante três dias, até que a tempestade cessou e puderam embarcar em uma canoa para dirigir-se às salinas da costa.

Pelas 5 horas da manhã, perceberam um vulto, que flutuava na direção deles. Pensaram, em princípio, se tratar de uma ave aquática, mas, ao se aproximarem do vulto, notaram que era uma imagem de Nossa Senhora, que vinha sobre uma tábua, na qual se lia a seguinte inscrição: “Eu sou a Virgem da Caridade”. A imagem tinha o rosto redondo, de cor clara, e sustentava no braço esquerdo o menino, que levava em uma das mãos a esfera, símbolo do mundo, tendo a outra levantada em atitude de dar a bênção. Ela inspirava respeito e veneração.

Os meninos então recolheram a imagem, e perceberam que nem a orla do vestido de Nossa Senhora havia se molhado. Recolheram também, com muita pressa, a quantidade de sal que deveriam levar, e conduziram com muito cuidado a imagem para a estância de Varajagua.

Os trabalhadores da estância, sabendo da imagem, preparam um modesto altar e receberam Nossa Senhora com alegria e devoção. Quando o acontecimento chegou ao conhecimento do administrador da estância, ele ordenou que se construísse uma ermida, com uma luz que ardesse constantemente diante da imagem. Enviou também uma comissão de homens competentes para que se informasse sobre o aparecimento da imagem, e para depois levá-la em procissão para o povoado de Cobre. Na procissão, com muitos cantos em louvor a Nossa Senhora, a imagem foi reconhecida como a Rainha da Ilha. A imagem de Nossa Senhora da Caridade, então, foi conduzida e colocada no altar-mor da igreja paroquial.

Em 1703, pelo número grande de romeiros que vinham de todas as regiões implorar a bondade de Nossa Senhora da Caridade, foi construído o atual santuário no lugar indicado pela própria Mãe de Deus, num outeiro que dista 430 passos da vila de Cobre. A festa principal do santuário celebra-se em 8 de setembro, anualmente, com grande número de fiéis.

Os pobres e os enfermos vão em busca de alívio, e são inúmeros os prodígios alcançados graças a Nossa Senhora da Caridade

Orações

Oração da Manhã a Nossa Senhora

Salve Maria17Ó Virgem, toda luminosa de esperança, este dia ainda intato e puro, entrego-o em tuas mãos, para que o apresentes ao Senhor.

Ei-lo cheio de promessas, carregado, desde o início, de tantas possibilidades de amor, e que, sendo oferecido por ti a Deus, como outrora teu Filho, possa realizar o que anuncia!

Ofereço portanto, de antemão, sobre o altar de teu Filho, tudo o que este dia me trará de trabalho e de sacrifício de tremor e de tranqüilidade, de sofrimento e de alegria!

Ofereço a Deus todos os meus bons desejos, minha aspiração a uma vida generosa e o medo de minha própria covardia, minha vontade de fazer o bem e minha fraqueza diante do mal, minha esperança depositada unicamente na graça!

Sustenta, sobretudo, minha resolução de amar o Senhor com todas as minhas forças, de nada lhe recusar, de aceitar cada momento deste dia tal como Ele o envia por sua mão onipotente, e ser apenas acolhimento a seu beneplácito.

Orações

ORAÇÃO DA NOITE A NOSSA SENHORA

Mãe indulgente e boa, esta noite, quero depor a teus pés o fardo de meu dia, o fardo de meus trabalhos e de minhas labutas e, sobretudo, o fardo de minhas ofensas e infidelidades ao Senhor.

Venho te entregar tudo, rogando-te que dirijas ao Pai do Céu um obrigado pela abundância de seus benefícios, e um pedido de perdão por minhas faltas.

E depois de me ter colocado inteiramente entre tuas mãos maternas, venho reclamar, pela última vez, um olhar de benevolência, o sorriso afetuoso que destinas a teus filhos.

Depois de ter suportado o cansaço de um dia inteiro, ficamos felizes ao encontrar à tarde um refúgio amoroso, uma bondade sorridente.

Teu semblante tão acolhedor e tão compreensivo me fará esquecer todas as dificuldades encontradas neste dia; poderei dormir na paz, sabendo que continuas a me amar e a velar por mim.

Com esta certeza reconfortante, minha fadiga não me impedirá de responder a teu sorriso, e será na doce alegria de tua afeição que abandonarei minha alma ao Senhor para um repouso de todo meu ser.

Ave-Maria…

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Abrir o Coração para Maria

Quem se aproxima de Maria, vincula-se a Ela, aprende a amá-la. Lentamente Ela prepara a terra de seu coração, indica valores, ensina a descobrir que vale a pena sacrificar-se pelo outro e ter paciência. Ela coloca em nosso coração o impulso de sermos melhores e o dom de seguirmos as inspirações da graça.

A mãe de Deus quer gravar a imagem do seu filho em nosso coração e nos ensinar a ouvir a sua voz, que nos exorta: “tendes ouvido o que foi dito: olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao mal. (…) amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem… Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? (…) Se saudais apenas vossos irmãos, que fazei de extraordinário? Na fazei isto também os pagãos?” (Mt 5,38-39; 44,47).

Por isso, somos convidados a nos vincular ao Santuário, abrir-nos para as graças que a Mãe de Deus distribui no lugar da Aliança e que a Mãe Peregrina vem trazer à nossa família. É possível que nossa tristeza seja transformada em alegria, o desanimo em otimismo e nos momentos de escuridão brilhe uma luz.

Na luta pela sobrevivência, a Mãe de Deus nos impulsiona a não perdemos a confiança e por que não, a encontrar o trabalho que falta? Ela ajuda na educação dos filhos, sobretudo nos dá esperança contra a corrente comum hoje em dia de apresentar a separação como a solução, quando a crise entre o casal atinge sua fase aguda e dolorosa. Quando tudo parece fracassar, quando acreditamos que o sonho acabou ou se transformou em um pesadelo e,  infelizmente, “não há nada a fazer”, Ela nos ensina a recomeçar, confiando um no outro, a perdoar, deixando que a chama do amor reacenda novamente.

Fonte: Mensagem de Schoenstatt às famílias (Nº 106)

Mensagens Medjugorje

Medjugorje – Mensagem a Mirjana – 02/03/2012

“Queridos filhos, através do incomensurável amor de Deus, eu estou vindo entre vocês e os estou chamando insistentemente para os braços de meu Filho. Com um coração maternal estou implorando a vocês, meus filhos, mas também estou avisando repetidamente, que a preocupação com aqueles que não chegaram a conhecer o meu Filho, esteja em primeiro lugar para vocês. Não permitam que, olhando para vocês e sua vida, eles não sejam tomados por um desejo de vir a conhecê-Lo. Rezem ao Espírito Santo para que o meu Filho esteja impresso dentro de vocês. Rezem para que vocês possam ser apóstolos da luz divina neste tempo de trevas e desespero. Este é um tempo de sua provação. Com um rosário na mão e amor no coração permaneçam comigo. Eu os estou conduzindo para a Páscoa em meu Filho. Rezem por aqueles a quem o meu Filho escolheu: que eles possam sempre viver com Ele e Nele, o Sumo Sacerdote. Obrigada.”

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Maria, Virgem Orante

A Virgem Maria sempre foi considerada não só orante, mas mestra da oração. Na sua “escola” de silêncio e de contemplação se aprende a entrar em comunhão com Deus. À casa de Nazaré, devemos voltar muitas vezes para contemplar Maria na sua atitude orante à espera da vinda do Salvador, do libertador do seu povo. Em Maria, os sentimentos e a esperança do povo se fazem realidade. É a pobre de Javé que suplica e intercede, e Deus, olhando a sua sinceridade e humildade, a escolhe como mãe do seu Filho unigênito.

Não são muitas as palavras que os evangelistas nos transmitem de Maria. Lucas, o evangelista da infância de Jesus e de Maria, dedica mais espaço à humanidade do Senhor e faz resplandecer em Cristo a beleza do rosto de Maria, e em Maria a beleza, a luz do rosto de Jesus.

Meditando as poucas palavras de Maria, podemos penetrar no seu santuário e perceber toda a sua grandeza; meditando o seu silêncio, sentimos sua presença permanente ao lado de Jesus e de toda a humanidade. Maria é a sombra benfazeja que cobre com seu amor o Cristo peregrino entre nós.

A alegria da alma de Maria

Embora todas as atitudes de Maria sejam oração, o evangelista Lucas quis deixar-nos uma “amostra” de como ela rezava. O cântico de Maria, conhecido pela palavra latina “Magnificat”, não é outra coisa senão um caminho de oração. Um método de oração simples, que nasce da realidade, do contexto da vida e se faz fermento, dando sentido a todas as nossas ações.

O Magnificat é a transparência da alma de Maria que, profundamente tocada pelas palavras de sua prima Isabel ao elogiar a sua fé, explode de alegria com palavras de louvor ao Senhor Todo-poderoso.

Então, leia lentamente o texto (Lc 1,46-55), sem pressa, com amor, com o coração cheio de gratidão, tentando compreender o sentido de cada palavra:

“A minh’alma engrandece o Senhor e exulta meu espírito em Deus, meu Salvador; porque olhou para a humildade de sua serva, doravante as gerações hão de chamar-me de bendita.

O Poderoso fez em mim maravilhas e Santo é o seu nome!

Seu amor para sempre se estende sobre aqueles que o temem; manifestou o poder de seu braço dispersou os soberbos; derrubou os poderosos de seus tronos e elevou os humildes; saciou de bens os famintos, despediu os ricos sem nada.

Acolheu Israel seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido a nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.”

Depois de ler o texto do Magnificat, é interessante ler com muita atenção as referências bíblicas inseridas neste hino de Maria. Sabemos que o Magnificat não é o canto de Maria assim como ela se expressou naquele momento do encontro maravilhoso com sua prima Isabel. Não é uma gravação, mas uma “reconstrução” de Lucas. O evangelista, depois de conversar com Maria, percebeu que as palavras da mãe de Jesus eram como um maravilhoso bordado de conceitos e frases bíblicas, presentes no Antigo Testamento. Como nós, que ao falar, sem querer, citamos São João da Cruz, Santa Teresa, São Francisco, frases de livros já lidos, de pregações ouvidas, e fazemos nossas tantas idéias que, na verdade, outras pessoas antes de nós expressaram.

Esta continuidade da história entre passado, presente e futuro é algo bonito, impressionante. A nossa oração segue o mesmo caminho. Por isso é importante dedicar um pouco do nosso tempo à leitura meditativa destas passagens: 1Sm 2,1-10; Is 61,10; Hab 3,18; 1Sm 1,11; Gn 30,13; Sl 111,9; Sl 103,17; Sl 89,11; Jó 12,19; Is 41,8-9; Gn 12,3.

Os “três olhares” de Maria

A oração de Maria é percebida na sua vida, no seu silêncio e, principalmente, no fato de acompanhar Jesus em todos os momentos de sua vida, de Belém ao calvário, e ainda depois, como no cenáculo.

Poderíamos colocar em evidência a dinâmica do olhar de Maria, que faz brotar a sua oração contemplativa: ela olha o presente, o passado e o futuro.

Quando nos colocamos em oração, a primeira atitude é deixar o nosso coração agradecer e louvar ao Senhor por tudo. Inclusive pelos sofrimentos, cruzes e dificuldades do dia-a-dia. Deus se revela em todos os momentos de nossa vida. É preciso olhar o presente como “momento de eternidade”, como sacramento em que se realiza a nossa salvação e a nossa experiência profunda de Deus. O presente traz à nossa mente e ao nosso coração as alegrias que experimentamos no convívio com os outros. Sempre que rezamos precisamos saber dizer, como Maria: “Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Mas por que a alma de Maria se alegra no Senhor?

O presente é muito pequeno para compreendermos as maravilhas que o Senhor tem operado na nossa caminhada, então, os santos sempre olham o passado. Primeiramente, para reconhecer os próprios pecados e pedir perdão a Deus, experimentando assim a misericórdia do amor. Os pecados nos acompanham por toda a vida. Se meditássemos mais neles, sem dúvida, seríamos mais sábios e evitaríamos no futuro tantos erros. Contemplar os pecados não com desespero ou duvidando da misericórdia do Senhor, mas na certeza do amor – e o amor, segundo São João da Cruz, com amor se paga.

Maria olha o passado não para reconhecer o seu pecado, pois dele fora preservada; mas ela possuía um grande sentido de humildade, de pobreza. Tinha consciência de sua pequenez. Ela é a pobre de Javé, a mulher simples, destituída de todo o poder, mas enriquecida pelo poder e autoridade do amor e do serviço.

“Ele viu a pequenez de sua serva”

Maria sente-se profundamente feliz por ter sido escolhida por Deus para a grande missão de trazer à terra o Verbo eterno; por emprestar a sua carne à Palavra e revesti-la da verdadeira humanidade.

A humildade não é desprezar a nós mesmos, mas termos consciência do nosso valor, do que somos. E saber que todas as qualidades que possuímos são dons de Deus.

Todos os verbos do Magnificat estão conjugados no passado, para mostrar que Maria é contemplativa do passado; conserva em si a memória límpida e transparente, uma memória “purificada” de todo o mal, revigorada por todo o bem. Uma memória sempre virgem e “re-virginizada” pela experiência do amor de Deus, atuante na história da humanidade. O passado, em Maria, não traz medo, mas gera alegria, porque ela sabe ver que a vitória de Deus é sempre maior do que o pecado.

Fez maravilhas

Na oração pessoal, é sempre bom recordar as maravilhas que o Senhor foi realizando na nossa vida. A partir do dom do nascimento, da inteligência, da saúde, da perfeição física. Temos milhões de motivos na vida para percebermos que Deus não nos abandona, mas caminha ao nosso lado. O mistério da fé gera em nós o desejo de sermos fiéis. A palavra-chave para que Deus opere maravilhas é a nossa “fidelidade”.

Pare um pouco hoje e contemple as maravilhas que Deus fez em você e através de você. Mas veja também como os irmãos ao seu redor consideram você, necessitam de você, e como você é instrumento necessário para que o Reino se dilate e se torne cada vez maior e mais presente. Descobrir as maravilhas de Deus é como remover toneladas de terra em busca de um grama de ouro; ou remover pedras para procurar uma nascente de água viva. Não desista! Dentro de você está o ouro e está a nascente da água viva.

Demonstrou o poder

O braço de Deus é poderoso! Não para esmagar ou para escravizar, mas para libertar. Deus entra na nossa história para nos restituir a dignidade com que nos tinha criado e que nós, por nossa culpa, perdemos. Experimentar o braço forte de Deus é sentir o seu amor; reconhecer que Ele é nossa rocha, nossa fortaleza, o escudo que nos defende e nos abriga.

Neste momento, é importante você pensar um pouco: de quantas e quais dificuldades e perigos Deus o libertou ao longo de sua vida? Perigos materiais, espirituais, situações difíceis? Como Ele foi bom com você!

Maria sentiu que o braço do Senhor estava presente sempre e a defenderia de todos os ataques do mal.

Dispersou

A memória histórica de Maria é aberta ao passado. Ela olha a história com positividade, vê e contempla a vitória de Deus sobre todos os orgulhosos. O orgulho é um pecado capital, é uma raiz de onde brotam tantos outros pecados que prejudicam a vida da comunidade. Querer ser maiores do que os outros, sentir que somos sempre mais importantes… O pecado de Lúcifer foi querer ser como Deus. Nada de mais destruidor de si mesmo e dos outros que o orgulho. Por isso Maria contempla como Deus dispersou os orgulhosos.

Derrubou

Os poderosos não têm força para se manter de pé por muito tempo. A fidelidade de Deus é para os pequenos e humildes que não confiam na força das armas, mas na força do amor e do poder de Deus. É só olhar a história para ver o resultado disso: são lembrados os santos, que deixando de lado o poder e a exploração dos pobres souberam se colocar ao lado dos necessitados.

Deus quer que o poder, dentro e fora da Igreja, seja somente serviço: “Eu não vim para ser servido, mas para servir”. Se Deus derruba os poderosos, Ele exalta os humildes.

Exaltou

Exaltar é colocar em evidência, no centro da comunidade. Deus exalta quando resgata os pobres e os coloca como modelo para os outros. A palavra “humilde” tem a mesma raiz de “húmus”, terra fértil, bem adubada. A humildade é, portanto, a terra mais fértil onde brota a oração, a santidade, o amor, a vida.

Este é o momento histórico de recuperar a verdadeira humildade, não como sinal de “incapacidade”, mas de autenticidade, de verdade. Santa Teresa nos diz que “humildade é caminhar na verdade”. E Jesus faz referência à sua própria humildade: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde”.

Humildade que é reconhecer, ao mesmo tempo, as próprias qualidades e as próprias limitações. Ninguém é capaz, mais do que nós mesmos, de nos “auto-avaliar” quanto valemos. Tanto é orgulhoso quem se subestima como quem se superestima. A oração é colocar-nos diante de Deus com as nossas qualidades para agradecer ao Senhor, e com o peso dos nossos pecados para pedir perdão.

Saciou os famintos

Este versículo é, de certa forma, o prenúncio das bem-aventuranças. É a fome e a sede de justiça que o Senhor não pode deixar de saciar, a busca do verdadeiro alimento que nos sacia; a busca do Reino de Deus.

A nossa oração é verdadeira quando torna-nos atentos às necessidades dos outros. O encontro com Deus na intimidade e na oração nos obriga a descer do monte e assumir as muitas fomes dos nossos irmãos. É preciso, como Maria, olhar ao nosso redor e ver quais são as fomes do povo: fome de cultura, de justiça, de saúde, de moradia, de amor, de perdão, de paz, de vida… Não se pode somente contemplar estas fomes, mas é necessário fazer algo para diminuir o peso da angústia que gravita no coração de tantas pessoas simples e humildes.

Despediu

A primeira atitude de quem se prepara para rezar é ter a certeza de que ninguém pode aproximar-se de Deus achando que tem “direito” de receber. Simplesmente somos mendigos de mãos estendidas, apresentadas não tanto com os nossos pedidos, mas mostrando silenciosamente as nossas necessidades. Deus, que vê os corações contritos e humildes, virá em nosso socorro. Ele nunca abandona os que suplicam, em silêncio, diante dele, porque antes que nós peçamos Ele sabe o que nós precisamos para nós mesmos e para os outros.

É necessário romper o “egoísmo” da nossa oração, em que estamos preocupados somente conosco e esquecemos o que o outro necessita. Tantas vezes voltamos de mãos vazias das nossas orações porque pedimos com arrogância e prepotência. O único caminho que comove o coração de Deus é a humildade.

Acolheu

Os braços de Deus se abrem para receber o povo que caminha, que peregrina na busca da verdadeira terra prometida, que experimenta a dor e a saudade da espera, prolongada pela vinda do Messias. Maria sabe esperar; sabe que a promessa feita a Abraão não será inútil, mas será realizada sempre. Como é bom sentir-se acolhido na tenda de Deus e saber que tudo se realizará plenamente, porque Deus é fiel à sua promessa e o povo também busca ser fiel ao que Ele promete. Por isso, o último versículo do Magnificat faz referência às promessas feitas a Abraão, nosso pai na fé, na esperança e na perseverança.

O orante não pode duvidar de ser acolhido por Deus, mas sabe que o Senhor será fiel. A fidelidade não tem tempo, ela é para sempre e deve ser característica do amor. O amor fiel sabe esperar. Que este artigo nos coloque na escola de oração da Virgem Maria, nossa mãe!

Fonte: Comunidade Shalom

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Maria: modelo de Modéstia

Exteriormente é modesta. Não se faz notar pela severidade nem pela negligência. Sempre humilde e mansa, traz o sinal da simplicidade em tudo que realiza.

Modesta em relação ao mundo. Maria sacrifica com generosidade a condição de gestante; vai mediatamente, vencendo grande distância, visitar sua parenta Isabel, levando felicitações e auxílio. Durante três meses acompanha e serve, trazendo grande alegria ao lugar. Somente quando a glória do Filho exigir aparecerá em público. Assistirá às bodas de Caná sem nenhum privilégio. A modéstia faz com que pratique a caridade de acordo com a ocasião.

Modesta no cumprimento dos deveres. Desempenha com suavidade, sem precipitações, sempre alegre e disposta a abraçar uma nova obrigação; não deixa transparecer as contrariedades, não busca consolações e pela naturalidade não atrai a atenção dos demais. Modelo exemplar para os adoradores do Santíssimo Sacramento; cuja vida se compõe de pequenos atos e de pequenos sacrifícios, que somente Deus deve conhecer e recompensar; cuja glória e conforto consistem na filial e humilde dedicação no cumprimento dos deveres, ambicionando agradar o Mestre pela contínua imolação de si mesmo.

Modesta na piedade. Elevada ao mais alto grau de contemplação que uma criatura possa atingir, vivendo no constante exercício do perfeito amor, exaltada acima dos anjos e constituída Mãe de Deus, mesmo com todas essas prerrogativas, serve o Senhor com simplicidade; sujeita-se às prescrições da lei, assiste às festas, reza junto com os demais fiéis; em nada se faz notar, nenhum exercício exterior demonstra sua piedade e o seu fervor. Assim deve ser a piedade do cristão: comum em suas práticas, simples em seus meios, modesto no agir, evitando chamar a atenção, fruto sutil do amor próprio que leva à vaidade e à ilusão.

Modesta nas virtudes. Possui todas as virtudes em grau supremo, praticados com suma perfeição, embora de forma simples e usual. Em todos os favores recebidos, a humildade vê somente a bondade de Deus, somente agradece.

Agradecimento escondido e sem glória humana. Pode, porventura, vir coisa boa de Nazaré? (Jo 1, 46). Ninguém presta atenção em Maria, passa totalmente despercebida.

Eis o segredo da Perfeição: a simplicidade, mesmo quando ignorada, saber conservá-la. Uma virtude acentuada fica exposta, uma virtude louvada pode trazer a ruína; a flor que mais chama a atenção, murcha depressa. Afeiçoemo-nos às pequenas virtudes de Maria de Nazaré, que germinam aos pés da cruz, à sombra de Jesus; deste modo, não temeremos as tempestades que abatem os cedros nem o raio que cai no cimo da montanha.

Modesta nos sacrifícios. Aceita em silêncio e conformidade o exílio no Egito. Diante da dúvida de José, permanece em silêncio, confia na providência. Traspassada pela dor, acompanha o Filho que carrega a cruz, não grita nem lamenta exteriormente. No Calvário, mergulhada em sua dor, sofre calada e se despede do Filho num olhar mudo.

Maria é também modesta em sua glória. Como Mãe de Deus, possuía todos os direitos e todas as homenagens, entretanto abraça a provação e o sacrifício. Não aparece nos triunfos do Filho, porém está aos pés da cruz.

Para ser filhos desta Mãe, devemos nos revestir de modéstia, deve ser tema usual de nossa meditação. A modéstia é virtude régia de um adorador do Santíssimo Sacramento, pois fornece a exterioridade dos sentidos na presença de Deus.

(Extraído da Obra Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento: Um mês com Maria, de São Pedro Julião Eymard, Editora Formatto, 2008, p.50-53)

Fonte: Site “Nos Passos de Maria”